Duque de Caxias abre nova maternidade em Santa Cruz da Serra - Gabriel Mendes/Divulgação
Duque de Caxias abre nova maternidade em Santa Cruz da SerraGabriel Mendes/Divulgação
Por O Dia
Duque de Caxias - A cidade da Baixada Fluminense vai ganhar neste sábado, 13, uma nova maternidade. A Prefeitura de Duque de Caxias inaugura, às 10h, a Maternidade de Santa Cruz da Serra. A nova unidade de saúde da rede municipal ocupa uma área construída de 4.714 m² e atenderá mulheres com gravidez de baixo e alto risco, com equipamentos modernos e profissionais da área de saúde especializados no atendimento às gestantes.
Maternidade tem 80 leitos no total - Gabriel Mendes/Divulgação
Publicidade
Na nova unidade serão disponibilizados um centro cirúrgico com três salas, três ambientes de recuperação pós anestésica (RPA), UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) materna e neonatal. São 20 leitos de neonatal e 10 de UTI materna. Há, ainda, 12 enfermarias com seis leitos cada, uma enfermaria com cinco leitos, e mais três de isolamento, totalizando 80 leitos. Todos os espaços contam com climatização e área para acompanhantes.

Na maternidade, o atendimento será totalmente humanizado, o que garantirá que as mães e os bebês não sejam separados em nenhum momento. As gestantes poderão contar com um Centro de Parto Normal (CPN) com oito PPPs (unidades de Pré Parto e Puerpério), que são quartos individuais e com privacidade, e também com uma unidade transfusional, lactário, farmácia, ginecologia, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, serviço social e um laboratório de análises clínicas. No acolhimento das mães, haverá cardiotocografia e classificação de risco.
Duque de Caxias abre nova maternidade em Santa Cruz da Serra - Gabriel Mendes/Divulgação
A construção é ecologicamente sustentável. Na parte superior, placas solares garantem a produção de energia limpa, que ajudam o meio ambiente e reduzem os gastos com o fornecimento de energia elétrica. A construção está orçada em mais de R$ 11 milhões. O projeto teve o apoio de órgãos estaduais, federais e de parlamentares, que destinaram recursos para a obra.
Publicidade
Mais leitos para covid-19
Atualmente, as grávidas são atendidas na maternidade do Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo que recebe pacientes de toda Região Metropolitana e onde são realizados, em média, 450 partos normais e cesárias por mês. Com a transferência do setor de atendimento maternal doMoacyr do Carmopara a nova unidade em Santa Cruz da Serra, a Secretaria Municipal de Saúde vai usar o espaço para a instalação de leitos exclusivos para tratamento de casos de covid-19.