Magé oferece rede de atenção à saúde mental. Unidades são formadas por equipes multiprofissionais para o atendimento.Reprodução.

Duque de Caxias - A Secretaria Municipal de Saúde de Duque de Caxias, através do Departamento de Atenção a Saúde Mental, promove nesta quarta-feira, 29, das 13h às 16h, uma live que terá como tema “Desafios da Saúde Mental em tempos de pandemia”. Para acessar a transmissão ao vivo, os interessados devem entrar no link < bit.ly/dasmdc >, na data e horários indicados na programação abaixo:
13h – Abertura:
Alessandra Andrade – Diretora de Saúde Mental da SMSDC
Moderador: Luís Antônio Monteiro Campos – Profissional da SMSDC, UCP e PUC-Rio
13h15 – Professor José Aparecido (USP- Universidade de São Paulo)
Tema: Os desafios da Saúde Mental em tempos de pandemia
14h – Professora e Psicóloga Thatiana Valory (UNESA- Universidade Estácio de Sá)
Tema: Considerações sobre o suicídio
15h – Drª Jesiane Marins Lopes (UFS – Universidade Federal de Sergipe)
Tema: Depressão
16h – Professora Drª Raphaela Schiassi Hernandes
Tema: Porque fazemos o fazemos?
Atenção a Saúde Mental em Duque de Caxias
A rede pública de saúde no município de Duque de Caxias dispõe de espaços de acolhimento, com demanda livre e/ou por encaminhamento. Esses espaços contam com equipes multiprofissionais, compostas por médicos, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, entre outros. A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) da cidade conta com as unidades CAPS AD, CAPSIJ, e CAPS adulto.
Para atender usuários de álcool e outras drogas, além de pacientes com transtornos mentais, a rede disponibiliza os programas de Saúde Mental nos quatro distritos do município. Os programas são oferecidos nas UPH-Unidades Pré Hospitalares de Campos Elíseos, Equitativa, Pilar, Saracuruna, Imbariê e Xerém, além do Centro de Atenção Total ao Adolescente (CEATA) e Centro Municipal de Saúde (CMSDC).