Defesa Civil de Duque de Caxias e São João de Meriti discutem ações para chuvasGabriel Mendes/Divulgação

Duque de Caxias - Instituído em 1989, pela Assembleia das Nações Unidas, o Dia Internacional para Redução dos Desastres Naturais, celebrado no dia 13 de outubro, será lembrado pela Defesa Civil de Duque de Caxias com a Semana para Redução de Riscos de Desastres e várias atividades. Nesta quinta e sexta-feira (14 e 15/10), serão realizados cursos e palestras com o objetivo de sensibilizar a população para a importância do tema, além de preparar os moradores do município para o período de alerta que se aproxima.
São considerados desastres naturais ocorrências como desabamentos, erosões, furacões, alagamentos e inundações, que trazem prejuízos econômicos, humanos e a degradação ambiental. Os fenômenos são causados principalmente por impactos ambientais provocados pelo homem, como uso irregular do solo, mau gerenciamento dos recursos hídricos e desmatamentos que alteram as condições ambientais, entre outras ações negativas que provocam escorregamento de encostas e inundações, principalmente nos períodos de chuvas fortes.
A Semana para Redução de Riscos de Desastres em Duque de Caxias tem a seguinte programação:
Quinta feira – 14/10
Horários: 9h e 16h
Cursos e palestras voltados para a equipe da Defesa Civil, no auditório do GOPP - Grupamento de Operações com Produtos Perigosos, em Campos Elíseos;
Sexta-feira – 15/10
Horário: 9h
Simulado de desocupação no bairro Pilar, com o sistema de alerta e alarme sonoro;
Sexta feira – 15/10
Apresentação de projeto para divulgação e sensibilização a respeito do tema “Cidades Resilientes”, em parceria com a Secretaria de Educação e a empresa Braskem, que será levado aos alunos da rede municipal de ensino.