Além da vacinação para crianças, acontece também a de idosos, adultos e adolescentesSecom PMG - Imagem cedida ao O Dia

Duque de Caxias - A Prefeitura de Duque de Caxias começa a semana com a ampliação da faixa etária da vacinação Infantil. A partir desta segunda-feira (14/02), a primeira dose será para todas as crianças com idade de 05 a 11 anos. A Secretaria Municipal de Saúde alerta aos responsáveis sobre a obrigatoriedade de levar documento de identificação com CPF ou Cartão do SUS, e Carteira de Vacinação da criança.
A vacinação infantil acontece nesta segunda-feira (14/02), das 13h às 16h, nas seguintes unidades de saúde:
*Hospital Municipal Duque
* UPH Xerém
* UPH Equitativa
* UPH Saracuruna
* UPH Imbariê
* UPH Campos Elíseos
* UPH Pilar

Durante toda a semana (14 a 18/02), o município estará aplicando também a dose de reforço da Janssen (para quem já completou dois meses ou mais da primeira dose); a primeira dose (para pessoas acima de 12 anos), segunda dose para os faltosos de todas as vacinas e terceira dose para pessoas de 18 anos ou mais com prazo de 4 meses de recebimento da segunda dose. É obrigatória a apresentação de carteira de vacinação (segunda e terceira doses) e documentos de identificação com CPF e foto (todos os grupos).
A vacinação acontece das 8h às 13h, nas seguintes unidades: Hospital Municipal Duque - CMSDC - UPH Campos Elíseos - UPH Equitativa - UPH Imbariê - UPH Pilar - UPH Saracuruna - UPH Xerém.
As Gestantes, Puérperas e Lactantes também podem receber a primeira, segunda e terceira (para quem completou 5 meses da segunda dose) no Centro Municipal de Saúde (CMSDC) e no CRAESM de Xerém, das 8h às 12h. As Gestantes e Puérperas devem apresentar o laudo médico do obstetra. As Lactantes devem apresentar comprovação. Nos três casos é obrigatória a apresentação de cartão de vacinação (segunda dose) e documento de identificação com CPF e foto.

Testagem rápida para Covid-19
A segunda-feira também será de testagem rápida para a Covid-19, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 08h às 12h. O atendimento será limitado às senhas distribuídas no local. A orientação é de que pessoas que apresentem sinais respiratórios agudos ou, pelo menos, dois dos sintomas listados, façam o teste rápido: febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza e distúrbios olfativos ou degustativos.
A testagem também é recomendada para todos aqueles que tiveram contato recente com casos positivos de Covid-19.
Confira as unidades de saúde que fazem testagem rápida nesta segunda-feira (14), das 08h às 12h:
• Primeiro Distrito: ESF Jardim Gramacho IV - ESF Otacílio da Silva - ESF Calundu - ESF Vila São Luiz - UBS José de Freitas - UBS Fátima de Oliveira Thomaz (Jardim Leal) - UBS Sarapui
• Segundo Distrito: ESF Parque Esperança - ESF Pilar I e II - ESF Pilar II, IV e V - ESF Cangulo - ESF Vila Urussai - UBS Antônio Granja - UBS José Camilo - UBS Nair Borges
• Terceiro Distrito: ESF Vila Maria Helena e Codora - ESF Imbarie - ESF Parada Angélica - ESF Parque Eldorado - ESF Taquara - ESF Parada Morabi
• Quarto Distrito: ESF Barão do Amapá ESF Parque Leal

Confira os dias e as unidades da rede de Atenção Básica (ESFs e UBSs) que fazem a testagem rápida, vacinação de crianças de 06 a 11 anos (sem comorbidades), adolescentes (a partir de 12 anos) e adultos, de segunda a sexta, durante o mês de Fevereiro, acessando o link do PDF:
https://drive.google.com/file/d/1oUg59TCqi1rvYe1Ek09NxNUrpgg0z7o6/view?usp=sharing