Mulheres ficarão isentas de alistamento em período de paz - Divulgação
Mulheres ficarão isentas de alistamento em período de pazDivulgação
Por

Rio - No início do dia 17 de fevereiro de 2018, pela primeira vez uma turma composta de homens e mulheres cruzou o Portão Monumental da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). Até àquela data, somente homens poderiam estar ali, no curso de formação como oficiais de carreira do Exército Brasileiro.

Este ano, a Força Terrestre começou a formar militares combatentes do sexo feminino. Da solenidade, participaram 414 jovens. A remuneração de oficiais do Exército é bastante atrativa, um dos principais motivos para ingresso na Força. O salário de um segundo-tenente é de R$ 7.082,00 e o primeiro-tenente ganha R$ 7.796,00.

A família da Cadete Emily Braz assistiu à entrada da filha, emocionada. "Estou muito orgulhosa. Ela tem se superado e sabemos que é capaz", disse a mãe, Eliane Braz. "Foi um momento único, estou muito feliz. Daqui pra frente, a palavra-chave será superação", ressaltou Emily.

As cadetes receberão a mesma formação de oficial combatente do Exército Brasileiro que os homens que compõem a turma. Neste ano, frequentarão o Curso Básico da AMAN e, após essa etapa, continuarão a formação em uma das armas, quadro ou serviço na Academia. Ao final do Curso Básico, as cadetes poderão optar pelo Serviço de Intendência ou pelo Quadro de Material Bélico, áreas nas quais atuarão por toda a sua carreira militar.

 

CONHECENDO O DIREITO
Publicidade
A FGV recebe inscrições para a segunda edição do programa 'Experiência FGV Direito Rio'. Voltado para alunos do Ensino Médio, o curso oferece conhecimento básico sobre áreas do Direito, além de permitir ao aluno conhecer a atmosfera acadêmica do ensino superior e a metodologia da FGV Direito Rio. Os interessados têm até o dia 7 de março para se inscrever. As aulas são às sextas, na sede da FGV (Praia de Botafogo, 190), das 14h às 17h.
Publicidade
MULHERES NO EXÉRCITO (2)
O subcomandante da Aman, coronel Sebastião Roberto de Oliveira, disse que há quase 30 anos o Exército tem comandantes e oficiais mulheres nas áreas de tecnologia, saúde e educação, por exemplo. "Já não nos estranha a presença feminina, encaramos de forma natural. Agora, vão estar mais na frente de combate", disse.
Publicidade
Oliveira explicou que a academia foi preparada e adaptada para a inserção das mulheres. Foram feitas tanto mudanças estruturais, em alojamentos e regulamentos de vestimenta, por exemplo, como capacitação de instrutores.
Publicidade
EXPO UNIVERSIDADE
Até o dia 3 de março, o Expo Universidade poderá ser visitado no Via Parque Shopping, na Barra da Tijuca. O projeto que tem objetivo de conectar jovens que estão dando os primeiros passos profissionais e instituições que atuam com qualificação profissional. Os eventos são realizados em shoppings e os visitantes podem conversar com representes de grandes instituições, se informar sobre seus cursos, condições especiais e diferenciais.
Publicidade
Você pode gostar
Comentários