Recuperação do setor calçadista começou no segundo trimestre de 20121Paulo Guereta/Parceiro/Agência O Dia

A indústria calçadista brasileira encerrou maio com 289,7 mil pessoas empregadas diretamente na atividade — 18% mais do que no mesmo mês do ano passado. Entre janeiro e maio de 2022 foram criadas 23,4 mil vagas. Recortando apenas o mês passado, foram criados 3,4 mil postos, o melhor resultado para o mês desde 2004. Os dados são do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e foram elaborados pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados).
O presidente executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira, destaca que a performance positiva reflete o bom momento do setor calçadista, que vem em recuperação desde o segundo semestre de 2021. "O crescimento maior vem se dando no mercado externo. Entre janeiro e maio, as exportações de calçados somaram US$ 538,7 milhões, 66,5% mais do que no mesmo período do ano passado, com grande destaque para os embarques para os Estados Unidos", avalia.
Ele pontua ainda que a recuperação dos postos na indústria de calçados está mais acelerada do que na Indústria da Transformação em geral, que tem índice de crescimento de 4,5% no acumulado de janeiro a maio em relação ao mesmo intervalo de 2021.