O curso gratuito será on-line e os alunos poderão ser selecionados para trabalhar na empresaMarcelo Camargo/Agência Brasil

O Hapvida NotreDame Intermédica, empresa com atuação na área de planos de saúde, começou a formar profissionais oriundos de minorias sociais para integrá-los ao mercado de tecnologia da informação e aos próprios quadros do grupo. O projeto faz parte do Programa One, desenvolvido pela Oracle, e consiste em um curso on-line de qualificação em tecnologia da informação (TI), de seis meses, com perspectiva de contratação pela companhia. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas acessando o link https://app.aluracursos.com/form-one/registro/hapvida-4. O público-alvo envolve pessoas com deficiência física e psicológica, negras, LGBTQIA+ e com mais de 50 anos. Ao todo, são 200 vagas para candidatos de todo o país.
Após o curso, os alunos terão o seu desempenho avaliado para possível contratação, de acordo com as vagas disponíveis nas unidades do grupo Hapvida NotreDame Intermédica. A ação reforça o planejamento estratégico ESG do grupo — que acaba de aderir à Rede Empresarial de Inclusão Social, reunindo corporações comprometidas com a ampliação do mercado de trabalho para deficientes no Brasil. O One (Oracle Next Education) conta com aulas semanais, com pelo menos três horas de duração, totalmente on-line e gratuitas. Além disso, há tira-dúvidas ao vivo.
“Somos uma empresa multicultural e diversa, tal como a nossa sociedade, e queremos descobrir e receber os grandes talentos entre grupos sociais que necessitam de ações públicas e privadas de afirmação. Precisamos abrir as portas do mercado a esses profissionais e é isso que queremos fazer", explica o diretor de Gente, Gestão e Diversidade do Hapvida NotreDame Intermédica, Ricardo Mota. "O Programa One reflete a nossa política de diversidade, que queremos ampliá-la ainda mais numa área carente de talentos no Brasil, como é a de TI. Isso é bom para todos porque ganharemos profissionais com visões de mundo diversas e ajudaremos a formar uma sociedade ainda mais justa ao promovermos ainda mais a inclusão social nos nossos quadros".
Para participar do Programa One, os interessados devem ter idade mínima de 18 anos; cursar ou ter concluído o Ensino Médio em escola pública (ou particular com bolsa); não ter e nem cursar nível superior; não estar trabalhando com tecnologia da informação ou desenvolvimento de sistemas; ter acesso à internet e a um computador para assistir às aulas do curso