Mutirões presenciais atendem mais de 2,5 mil candidatos até sexta em diversos bairros. Dez postos do Sine RJ estarão abertos nesse feriado - Luciano Belford/Agência O Dia
Mutirões presenciais atendem mais de 2,5 mil candidatos até sexta em diversos bairros. Dez postos do Sine RJ estarão abertos nesse feriadoLuciano Belford/Agência O Dia
Por Samara Oliveira*

A manhã desta terça-feira, véspera do Dia do Trabalhador, foi marcada por uma situação que mostra a atual realidade do brasileiro: a fila do desemprego. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país tem 13,4 milhões sem trabalho.

Com o objetivo de amenizar esse quadro, a Comunidade Católica Gerando Vidas, promoveu nesta terça-feira, a 'Festa do Trabalhador', no Sindicato de Telefonia do Rio de Janeiro (Sinttel Rio), no Maracanã, na Zona Norte do Rio. Ate a próxima sexta-feira, serão oferecidas duas mil vagas para vários postos.

Elisângela Santos chegou às 5h10 para tentar uma vaga de auxiliar de serviços gerais - Luciano Belford/Agência O Dia

Centenas de pessoas formaram uma enorme fila no local ainda de madrugada para se candidatar a 970 vagas de trabalho ofertadas nesta terça-feira para comércio e beleza. Uma delas foi a baiana Elisângela Santos, de 44 anos, que mora há 18 anos no Rio.

"Eu cheguei 5h10 e já tinha pelo menos 200 pessoas na minha frente. Ontem, não teve atendimento por causa do temporal, então quem não conseguiu ser atendido voltou hoje. Estou há dois meses desempregada e está muito difícil. Tenho duas filhas, uma de 12 anos e outra de 16, não tenho nenhum parente por aqui que possa me ajudar", desabafou ela.

Já Luciano Rodrigues, de 29, enquanto não consegue assinar a carteira busca o sustento através da informalidade vendendo bala na rua. "Estou desempregado há dois anos e meio e estou aqui desde às 4h procurando por uma vaga de empilhador. Está sendo difícil levar a vida desempregado, tenho pensão para pagar. Para não ficar parado eu vendo bala na rua. Mas se Deus quiser vou sair daqui encaminhado", disse ele.

Luciano Rodrigues quer parar de vender bala no sinal e quer um emprego com carteira assinada - Luciano Belford/Agência O Dia

Segundo o organizador do mutirão Paulo Vasconcelos, o grande número de pessoas era esperado. "Pela situação atual que se encontra o Estado a gente já imaginava que ia aparecer muita gente. Nós só encaminhamos um candidato para cada vaga que a gente recebe com o intuito de que não haja concorrência entre eles para aumentar as chances de serem contratados. O que garante o emprego é a postura e o desempenho deles na entrevista, não nosso encaminhamento”, explicou ele.

A 'Festa do Trabalhador, até sexta-feira, vai disponibilizar vagas para as áreas de serviços, administração, saúde e comércio.

A Sinttel Rio fica na Rua Morais e Silva 94. É obrigatória a apresentação de carteira de trabalho e currículo atualizado.

*Estagiária sob supervisão de Maria Inez Magalhães

Você pode gostar