ARTE EMPREGOS - ARTE O DIA
ARTE EMPREGOSARTE O DIA
Por Marina Cardoso

Decidir a carreira profissional e ao mesmo tempo se dedicar aos estudos para o vestibular são duas tarefas super importantes na vida de um estudante. E para ajudar na preparação do começo da vida profissional, a Fundação Cecierj está com mais de dez mil vagas para o curso Extensivo 2020 do Pré-Vestibular Social (PVS). Os candidatos têm até o dia 9 de fevereiro do ano que vem para fazer a inscrição. 

Totalmente gratuito, o projeto tem o objetivo de atender jovens sem a possibilidade de pagar um curso preparatório. Para o presidente da Fundação Cecierj, Gilson Rodrigues, o PVS oferece o preparo necessário para quem pretende concorrer a uma vaga na universidade.  

"Sabemos que o acesso ao Nível Superior exige conhecimento e organização de estudos que muitos não conseguem ter por conta própria, nem pagar por isso. Assim, pensamos em um curso que permita o preparo necessário para concorrer a uma vaga na universidade", afirma Rodrigues.

Além do enfoque para o vestibular, o curso também é voltado a aqueles que desejam aprovação em concurso público. A fundação oferta material didático impresso para todos os estudantes aprovados. 

VAGAS DISPONÍVEIS

As vagas estão disponíveis em mais de 50 polos de ensino. Podem se inscrever candidatos que, em 2020, estiverem matriculados no último ano do Ensino Médio, ou tenham concluído o Ensino Médio Regular ou equivalente. No ato do cadastro, os interessados devem estar atentos, pois cada candidato só poderá se inscrever uma única vez, para um único polo, em uma das vagas do seu interesse definidas no edital.

Confira como se inscrever
Publicidade
O resultado do processo será divulgado no dia 2 de março do ano que vem, após as 18h. Candidatos que tiverem as suas inscrições indeferidas poderão pedir recurso entre os dias 14 e 16 de fevereiro.
Lembrando que não será aceito envio de documentos nesse período nem fora do prazo de inscrições.
Publicidade
Já a lista final de convocados por polo será publicada em 10 de março, também após as 18h. Todos os resultados estarão disponíveis para consulta no site http://www.cecierj.edu.br/pre-vestibular-social/.
Os candidatos devem fazer a solicitação de inscrição por meio de um formulário disponível no site cecierj.edu.br/pre-vestibular-social/. A seleção será feita por meio de análise socioeconômica.
Publicidade
Recomendações para um bom estudo
Publicidade
O curso será ministrado entre o dia 14 de março e 28 de novembro do ano que vem. As aulas presenciais terão as matérias de Português e Literatura Brasileira, Redação, Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia e História. Enquanto as disciplinas de Inglês e Espanhol serão realizadas na modalidade de ensino a distância (EaD).
Para percorrer o caminho para o vestibular e consequentemente a entrada para uma universidade, a diretora da Associação Brasileira de Recursos Humanos do Rio (ABRH-RJ), Grace Paul, sugere algumas recomendações para o plano de estudo dos estudantes que vão tentar a vaga.
Publicidade
"Vale ensinar o assunto para alguém e usar cartões com tópicos da matéria espalhados por lugares de fácil visualização. Além disso, o estudante fazer uma gravação dele mesmo, explicando o assunto", orienta. Além disso, a diretora da ABRH-RJ sugere que os estudantes escrevam sobre o que foi lido durante o estudo, pois, segundo ela, a escrita ajuda a memorizar o conteúdo que foi passado.
Por último, quando o estudante perceber que se distraiu no momento do estudo, ele deve fazer uma pequena pausa. "Para complementar as aulas, é importante que o candidato estude um assunto de cada vez em casa e cronometre o tempo em que está concentrado em uma leitura para aumentar gradativamente o tempo de estudo", finaliza. 
Publicidade
Você pode gostar
Comentários