A capital fluminense puxou a fila de municípios que se destacaram na recuperação da empregabilidade, com 13.180 postos de trabalhoReprodução

O Rio de Janeiro fechou o primeiro semestre de 2022 entre os estados que mais empregaram no país, com 104.144 postos de trabalho com carteira assinada. Pelo sexto mês consecutivo, o Rio manteve os resultados positivos na geração de empregos. Em junho, o estado criou 22.922 postos de trabalho — número 27,5% maior que o registrado no mesmo mês do ano anterior.
Os dados registrados no Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) foram divulgados na quarta-feira, 28, pelo Ministério do Trabalho e Previdência, e analisados pelo Observatório do Trabalho da Secretaria Estadual de Trabalho e Renda.

"Todos os setores de atividade econômica analisados tiveram saldo positivo. O setor de Serviços liderou a abertura de vagas no Estado, com a criação de 14.771 postos de trabalho; seguido do Comércio, que gerou 2.906 empregos. A indústria também se destacou e foi responsável por 2.839 novas vagas", ressaltou o governador Cláudio Castro.

A capital fluminense puxou a fila de municípios que se destacaram na recuperação da empregabilidade. No total, o Rio de Janeiro criou 13.180 novos postos de trabalho formal, seguido por São Gonçalo, com 1.046; Duque de Caxias, com 934; Macaé, com 871, e Niterói, com 858.

Outro dado analisado foi o da divisão por gênero. Os homens ficaram com 55,7% das posições. Já as mulheres ocuparam 44,3% das oprtunidades. Por idade, o maior saldo de vagas ficou entre as pessoas de 18 a 24 anos e, por escolaridade, a maioria dos postos de trabalho foi ocupada por pessoas com Ensino Médio completo.