João Dória - Reprodução
João DóriaReprodução
Por O Dia

São Paulo - Candidato ao governo de São Paulo pelo PSDB, João Doria foi condenado por improbidade administrativa à suspensão seus direitos políticos por 4 anos. A decisão foi publicada no site do Tribunal de Justiça de São Paulo nesta sexta-feira.

Por ter sido tomada em primeira instância, a decisão não afeta o calendário de campanha de Doria e ainda cabe recurso. 

O ex-prefeito foi acusado em fevereiro deste ano pelo promotor Wilson Tafner, do Ministério Público de São Paulo, pelo uso exaustivo do slogan e do símbolo "SP - Cidade Linda" em eventos da prefeitura. De acordo com o documento, a utilização foi feita "visando única e exclusivamente sua promoção pessoal, para obter visibilidade política nacional", configurando improbidade administrativa e enriquecimento ilícito.

A Justiça determinou também que João Doria não utilize mais o slogan "SP - Cidade Linda" ou qualquer outro símbolo que não sejam os oficiais, além da "devolução integral dos prejuízos causados erário público municipal" com os gastos em campanhas que envolveram a utilização do slogan, o "pagamento de multa punitiva equivalente a dez salários mínimos pela prática de ato atentatório à dignidade da justiça e a "proibição de contratar com a Administração ou dela receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente". 

Você pode gostar