Com 22%, Dilma lidera com folga corrida ao Senado por Minas, diz Ibope

Na segunda colocação, seis candidatos estão tecnicamente empatados. As intenções de votos deles variam entre 7% e 11%; O senador Aécio Neves desistiu da reeleição e tenta vaga na Câmara dos Deputados

Por ESTADÃO CONTEÚDO

Aécio Neves abandona disputa com Dilma Rousseff ao Senado por Minas Gerais
Aécio Neves abandona disputa com Dilma Rousseff ao Senado por Minas Gerais -

São Paulo - A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) lidera as intenções de voto ao Senado por Minas Gerais, com 22%, informou o Ibope na noite desta quarta-feira. A petista, alvo de processo de impeachment em 2016, transferiu em abril o domicílio eleitoral de Porto Alegre (RS) para Belo Horizonte (MG), cidade onde nasceu.

Na segunda colocação, seis candidatos estão tecnicamente empatados, quando se considera a margem de erro de três pontos percentuais: o jornalista Carlos Viana (PHS) tem 11%; Coronel Lacerda (PPL) e Professor Túlio Lopes (PCB), 7% cada; Dinis Pinheiro (SD) e Rodrigo Pacheco (DEM), 6% cada; e Bispo Damasceno (PPL), 5%.

Pontuam 4% as candidatas Ana Paula Alves (PCO) e Vanessa Portugal (PSTU). Com 3% cada, aparecem Edson André dos Reis (Avante), Jaime Martins (PROS) e Rodrigo Paiva (Novo). Na sequência, com 2%, estão Duda Salabert (PSOL), Kaká Menezes (Rede) e Miguel Correa (PT).

Votos brancos e nulos são 26% para a primeira vaga e 35% para a segunda. Não souberam ou não responderam 52%.

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo. Foram ouvidos 1.024 eleitores de 76 municípios do Estado entre 24 e 26 de agosto. O levantamento foi registrado no TRE com o número MG-07647/2018 e no TSE sob o número BR-01237/2018. O nível de confiança é de 95%.

O senador Aécio Neves (PSDB) desistiu de concorrer à reeleição no início deste mês, evitando uma repetição das eleições de 2014, em que Dilma e Aécio disputaram o segundo turno das eleições. O tucano concorre à vaga na Câmara dos Deputados.