Candidatos ao governo do Rio - João Miguel Júnior / TV Globo
Candidatos ao governo do RioJoão Miguel Júnior / TV Globo
Por GUSTAVO RIBEIRO

Rio - Entre os 11 postulantes ao governo do estado, três cariocas despontam como preferidos para substituir o piraiense Luiz Fernando Pezão (MDB). Cria do Jardim Botânico e São Conrado, na Zona Sul, Eduardo Paes (DEM) lidera as pesquisas. Romário (Podemos) cresceu no Jacarezinho e na Vila da Penha, Zona Norte, e aparece como maior oponente do ex-prefeito. Após a proibição da candidatura de Garotinho (PRP), Indio da Costa (PSD), oriundo da Zona Sul, ganhou força para brigar com os dois, assim como o paulista Wilson Witzel (PSC). Segundo o cientista político Paulo Baía, da UFRJ, o programa de Paes propõe foco na recuperação das finanças, a partir de pente fino nos incentivos fiscais, concessões e parcerias público-privadas, e na segurança, com ações preventivas e investimento em educação.

"Ele realizará o plano de desenvolvimento que prevê muitos investimentos nos 17 municípios da Região Metropolitana", afirma o professor. Já o programa de Romário, explica Baía, prioriza o combate à corrupção, ao corporativismo e às trocas de favores: "Um dos eixos principais é atuar com transparência e participação popular, onde o cidadão terá acesso ao cronograma de ações a ser implementado após auditoria das contas". E Indio afirma que terá a segurança pública como prioridade. "Para tanto, pretender desarmar os bandidos, retomar os territórios, prender", aponta o professor. Relembre todos os candidatos.

Luiz Eugênio Honorato (PCO)
Luiz Eugenio
Luiz EugenioDivulgação
Publicidade
Dayse Oliveira (PSTU)
Dayse Oliveira
Dayse OliveiraDivulgação
Publicidade
Aos 52 anos, é carioca, mestre em História e professora estadual. Tentou se candidatar pela primeira vez nas eleições de 2002, quando disputou para vice-presidente na chapa de Zé Maria. Algumas promessas são estatizar os transportes com passagem a R$ 1 rumo à tarifa zero e fim das isenções fiscais. Vice: Pedro Vilas-Bôas (PSTU).
Publicidade
André Monteiro (PRTB)
André Monteiro
André MonteiroReprodução/ Facebook
Carioca de 47 anos, é subtenente da PM, onde atua há 23 anos, 22 deles no Bope. Especialista em Direito Penal, foi professor de pós-graduação em Ciências Penais e Segurança Pública. Em 2014, tentou se eleger deputado estadual, sem sucesso. Promete apoio jurídico a policiais investigados e reavaliar as UPPs. Vice: Jonas Licurgo (PRTB).
Publicidade
Marcelo Trindade (NOVO)
MARCELO FERNANDEZ TRINDADE Casado, Advogado, nascido	em 29/09/1964 em Rio de Janeiro-RJ, candidato a Governador no Rio de Janeiro pelo NOVO - Partido Novo. Rj, 03 de outubro.
MARCELO FERNANDEZ TRINDADE Casado, Advogado, nascido em 29/09/1964 em Rio de Janeiro-RJ, candidato a Governador no Rio de Janeiro pelo NOVO - Partido Novo. Rj, 03 de outubro.Marcio Mercante / Agencia O Dia
Publicidade
Marcelo Trindade, de 53 anos, é advogado há 32. É professor do Departamento de Direito da PUC-Rio. Foi presidente da Comissão de Valores Mobiliários. Sem histórico na política, decidiu se candidatar por estar "cansado da bandalheira". Seu lema é a segurança, com menos confronto e mais inteligência. Vice: Carmen Migueles (Novo).
Publicidade
Marcia Tiburi (PT)
A política Marcia Tiburi (PT) que está em campanha para o Governo do Estado do Rio de Janeiro. Foto: Daniel Castelo Branco / Agência O Dia
A política Marcia Tiburi (PT) que está em campanha para o Governo do Estado do Rio de Janeiro. Foto: Daniel Castelo Branco / Agência O DiaDaniel Castelo Branco
É professora, nascida em Vacaria (RS), tem 48 anos e mora no Rio há 4. Graduada em Filosofia e em Artes Plásticas, é mestre e doutora. Filiou-se ao PT a convite de Lula e nunca ocupou cargo público. Sua prioridade é renovar a economia, investindo em obras para gerar empregos. Defende reduzir confrontos policiais. Vice: Leonardo Giordano (PCdoB).
Publicidade
Tarcísio Motta (PSOL)
Tarcísio Motta:
Tarcísio Motta: "O nosso desafio é mostrar que ser radical não é ser destrutivo."Paulo Capelli/ Agência O DIA
Publicidade
Tem 43 anos, nasceu em Petrópolis e é historiador, com mestrado e doutorado. Elegeu-se vereador no Rio em 2016 e é professor licenciado do Pedro II. Integra as comissões de Educação e Cultura, preside a Comissão Especial de Carnaval e foi um dos mais combativos na CPI do Ônibus. "Tarcísio enfrentou com coragem a máfia que manda no Estado. E se posiciona com firmeza contra a onda de ódio que se alastra pelo país", elogia o ator Gregório Duvivier. Vice: Ivanete Silva (Psol).
Publicidade
ROMÁRIO (PODEMOS)
Romário (Podemos) caiu de 18% para 16% na pesquisa
Romário (Podemos) caiu de 18% para 16% na pesquisaMaíra Coelho
Ídolo do futebol, foi eleito deputado federal em 2009. Aos 52 anos, é senador, empenhado na causa dos deficientes. "Deu alegria ao povo como jogador e surpreendeu com sua atuação séria no Senado", diz a filha Mônica Faria. O Coaf (Ministério da Fazenda) apontou que ele usa o nome da irmã para ocultar recursos. Delação indicou que teria recebido propina para apoiar Pezão. E foi flagrado dirigindo com habilitação cassada. O vice é Marcelo Delaroli (PR).
Publicidade
Pedro Fernandes (PDT)
Pedro Fernandes
Pedro FernandesAlexandre Brum
Publicidade
Carioca, cirurgião dentista, está no terceiro mandato como deputado estadual, aos 35 anos. Em 2015, assumiu a presidência da Comissão de Orçamento e Finanças. Foi secretário de Cesar Maia, Sérgio Cabral, Pezão e Crivella. Cursa doutorado em Gestão. "Sei da sinceridade das intenções e conheço esse olhar puro, de gente do bem, que está pronto pra pilotar essa virada", ressalta a mãe, vereadora Rosa Fernandes. O candidato a vice é Dr. Julianelli (PSB).
Publicidade
INDIO DA COSTA (PSD)
O ex-deputado federal Indio da Costa deixa o PSD
O ex-deputado federal Indio da Costa deixa o PSD Armando Paiva
Advogado e empresário, tem 47 anos. Elegeu-se três vezes vereador e é deputado federal pela segunda vez. Ocupou secretarias de Cesar Maia, Sergio Cabral e Crivella. Destacou-se como relator da Lei da Ficha Limpa. "Ele vai resolver a segurança e acabar com essa crise financeira, ética e moral do estado", garante o irmão, Luiz Augusto. Foi citado em delações por uso de caixa 2 e suposta cobrança de propina para apoiar Pezão. Vice: Zaqueu Teixeira (PSD).
Publicidade
Wilson Witzel (PSC)
Wilson Witzel
Wilson WitzelMarcio Mercante / Agencia O Dia
Publicidade
Natural de Jundiaí (SP), atuava como juiz federal desde 2001 em varas cíveis e criminais no Rio e em Vitória. Deixou a função para ser candidato. "Ter julgado tantos casos de improbidade faz com que ele tenha mais facilidade para combater a corrupção", ressalta a amiga jornalista Fabiana Bentes. Com formação militar, Wilson, de 50 anos, defende o confronto para "abater traficantes com fuzis", mas diz que não morrerão inocentes. Seu vice é Claudio Castro (PSC).
Publicidade
EDUARDO PAES (DEM)
Paes reclamou de atendimento
Paes reclamou de atendimento Armando Paiva
Bacharel em Direito, 48 anos, foi prefeito de 2009 a 2016 e preparou o Rio para Copa e Olimpíada. Sua gestão foi marcada por obras como os BRTs, o VLT, o Parque Madureira e clínicas da família. "Foi quem mais fez pela cidade. Ama o Rio, não odeia nossa cultura e tem astral grandioso", apoia a cantora Alcione. Foi apontado em delações por caixa 2. Condenado por abuso de poder político-econômico, conseguiu liminar para concorrer. Seu vice é Comte Bittencourt (PPS).
Publicidade
Você pode gostar
Comentários