Sistema de votação é 'ágil, seguro, confiável e auditável', diz Rosa Weber

Presidente do TSE reafirmou segurança e transparência do processo para afastar as dúvidas lançadas pelo candidato Jair Bolsonaro

Por ESTADÃO CONTEÚDO

Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Rosa Weber foi alvo de críticas na internet
Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Rosa Weber foi alvo de críticas na internet -

Brasília - Em meio às dúvidas lançadas pelo candidato à presidência Jair Bolsonaro (PSL) sobre a segurança do sistema de voto eletrônico, uma cerimônia realizada na manhã deste sábado, foi usada para reforçar a transparência e confiança do processo e para a defesa da democracia.

Depois da verificação da assinaturas dos sistemas que gerenciam, captam e transportam dados das urnas eletrônicas realizada pela manhã, a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Rosa Weber reafirmou a segurança do processo. "Nosso sistema é ágil, seguro, confiável e auditável", disse.

A ministra observou não ter ocorrido na história nenhum caso comprovado de fraude nas urnas. "A manifestação de vontade refletida no voto será contabilizado exatamente como foi depositado", completou.

A verificação do sistema, que durou menos de 45 minutos, foi acompanhada por uma delegação da OEA, Ministério Público e Polícia Federal. O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli e a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, também participaram do evento.

Toffoli citou a pesquisa DataFolha, em que a maioria dos brasileiros apontam a democracia como a melhor forma de governo. Raquel Dodge fez coro: "Estamos assegurando que a vontade do eleitor será aquela depositada na urna amanhã (domingo). Isso é importante o sistema democrático", adicionou, para em seguida emendar: "O sistema funciona adequadamente e 69% dos brasileiros acreditam que a democracia deve vigorar no Brasil. Isso é importante num momento em que a Constituição Federal completa 30 anos."

Questionada se a democracia está ameaçada, a ministra Rosa Weber afirmou: "Tenho enorme confiança na nossa democracia. Nossas instituições são sólidas e nosso estado democrático de direito cada vez mais vai se reafirmar. É a minha confiança."

Galeria de Fotos

Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Rosa Weber foi alvo de críticas na internet Valter Campanato/Agência Brasil
Presidente do TSE, Rosa Weber AFP PHOTO / EVARISTO SA