O TRE atribuiu a extensão nas filas nos locais de votação à quantidade de candidatos e à biometria - Tomaz Silva/Agência Brasil
O TRE atribuiu a extensão nas filas nos locais de votação à quantidade de candidatos e à biometriaTomaz Silva/Agência Brasil
Por PALOMA SAVEDRA

Rio - A diretora geral eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ), Adriana Brandão, fez um pronunciamento no fim deste domingo e divulgou o balanço do primeiro turno das eleições. Segundo Brandão até as 21h50 desta noite 99% das 33.901 urnas do Estado do Rio de Janeiro haviam sido apuradas.

Houve 245 substituições de urnas, o que representa 0,7% do total. A diretora-geral do TRE-RJ destacou que mesmo em meio a um cenário político conturbado no país 'não houve incidentes relevantes no tocante à segurança': "Apesar do clima de polarização política e da circulação de inúmeras mensagens falsas pelo WhatsApp, não houve incidentes relevantes no tocante à segurança do processo eleitoral."

O TRE-RJ agradeceu a colaboração de todos os órgãos da coalizão eleitoral, o Comitê de Ação Integrada, que reúne além do Judiciário, o Ministério Público Eleitoral e instituições da área de Segurança. Brandão não comentou o número expressivo de abstenções que chegou a 23,60% no Estado do Rio de Janeiro.

O TRE atribuiu a extensão nas filas nos locais de votação à quantidade de candidatos. Este ano o eleitor votou em seis cargos no total: deputado federal, deputado estadual, dois senadores, governador e presidente da república.

A identificação biométrica, utilizada neste pleito, também demandou mais tempo no processo de votação. No Estado do Rio, foram 2,3 milhões de eleitores cadastrados no novo sistema pela Justiça Eleitoral. Além destes, 4,6 milhões  tiveram dados aproveitados pelo Detran-RJ, o que também provocou uma demora adicional, segundo o TRE-RJ.

"O aproveitamento dos dados do Detran-RJ é positivo para o eleitor que, tendo sua biometria validada, poderá ser dispensado pelo TSE de comparecimento posterior ao cartório eleitoral para realizar o cadastramento", disse o órgão.

Relatos de fraudes nas urnas, em que candidatos não aparecem após a digitação do número correspondente são falsos segundo o TRE. A Justiça Eleitoral de Minas Gerais também informou na tarde deste domingo que é falso um vídeo em que uma urna eletrônica supostamente se "auto completa" quando a tecla "1" é digitada, mostrando a imagem do candidato do PT, Fernando Haddad.

"É comum o eleitor se confundir no momento da digitação dos números, o que leva a esse tipo de questionamento equivocado. Há casos em que o eleitor vota no primeiro cargo de senador e se esquece de que há outro candidato a ser escolhido para o mesmo cargo, confundindo com os cargos subsequentes de governador e presidente", esclareceu o órgão.

Você pode gostar