Ibope: Bolsonaro lidera com 59% dos votos válidos, Haddad tem 41%

Votos totais: Bolsonaro tem 52%, Haddad tem 37%, brancos e nulos, 9%, não souberam responder, 2%

Por O Dia

Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT)
Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) -

Rio - Jair Bolsonaro (PSL) mantém a liderança na pesquisa de intenção de votos divulgada na noite desta segunda-feira pelo Ibope. O capitão da reserva está com 59% dos votos válidos. Fernando Haddad (PT) está com 41% dos votos válidos. A pesquisa é a primeira realizada pelo instituto no segundo turno e foi feita entre os dias 13 e 14 de outubro.

Para calcular os votos válidos, são excluídos os votos brancos, os nulos e os indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

Considerando-se os votos totais, Bolsonaro tem 52% e Haddad tem 37%. Brancos e nulos correspondem a 9% dos entrevistados, enquanto 2% não quiseram ou não souberam responder.

A rejeição a Bolsonaro ficou em 35%, a de Haddad, em 47%.

O instituto também mediu a fidelidade dos eleitores: 41% votariam com certeza no candidato do PSL, enquanto 28% estão decididos a votar em Haddad.

A pesquisa, contratada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S.Paulo, ouviu 2.506 eleitores em 176 municípios. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

Na última quarta-feira,10, o Datafolha divulgou sua primeira pesquisa do segundo turno. O candidato do PSL aparecia com 58% dos votos válidos. Fernando Haddad, do PT, estava com 42 %.