WIlson Witzel (PSC) e Eduardo Paes (DEM) - Reprodução/ Facebook
WIlson Witzel (PSC) e Eduardo Paes (DEM)Reprodução/ Facebook
Por O Dia

Rio - O candidato ao governo do Rio Wilson Witzel (PSC) lidera com folga a primeira pesquisa de intenções de voto depois do primeiro turno. O ex-juiz-federal tem 60% dos votos válidos, contra 40% de Eduardo Paes, segundo o Ibope divulgou na noite desta quarta-feira. Para calcular os votos válidos, são excluídos os votos brancos, os nulos e os indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

O resultado da pesquisa é semelhante à diferença nos votos válidos para cada candidato no primeiro turno, quando Wilson Witzel (PSC) surpreendeu obtendo 41,28%. Eduardo Paes, que liderou as pesquisas durante a campanha, ficou com 19,56%.

O Ibope mostra que o ex-prefeito do Rio tem a maior taxa de rejeição, de 48%, enquanto 18% disseram que não votariam de jeito nenhum em Witzel.

O instituto também mediu a fidelidade dos eleitores. Entre os entrevistados, 21% disseram que votariam com certeza em Eduardo Paes. O percentual de fidelidade a Witzel é de 40%.

A pesquisa, contratada pela TV Globo, ouviu 1512 eleitores entre a segunda-feira (15) e esta quarta-feira (17). A margem de erro é de 3 pontos, para mais ou para menos.

Confira os votos totais:

Wilson Witzel - 51%

Eduardo Paes - 34%

Brancos e nulos - 9%

Não souberam ou não responderam - 5%

Você pode gostar