Filho de Jair Bolsonaro, deputado federal eleito Eduardo Bolsonaro declarou que basta 'um soldado e um cabo' para fechar o Supremo Tribunal Federal (STF) - Reprodução / Facebook
Filho de Jair Bolsonaro, deputado federal eleito Eduardo Bolsonaro declarou que basta 'um soldado e um cabo' para fechar o Supremo Tribunal Federal (STF)Reprodução / Facebook
Por O Dia

São Paulo - Depois da repercussão de um vídeo no qual aparece dizendo que basta "um soldado e um cabo" para fechar o Supremo Tribunal Federal (STF), o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL), filho do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL), recuou, afirmando que nunca defendeu tal posição. "Se fui infeliz e atingi alguém, tranquilamente peço desculpas e digo que não era a minha intenção", afirma em seu perfil das redes sociais.

O deputado também repetiu seu pai, que mais cedo afirmou a jornalistas que "se alguém falou em fechar o STF precisa consultar um psiquiatra". "De fato essa pessoa precisa de um psiquiatra", disse o parlamentar.

Eduardo Bolsonaro justificou ainda que o vídeo foi gravado há quase quatro meses e atribuiu sua publicação agora à proximidade das eleições. "Eu respondi a uma hipótese esdrúxula, onde Jair Bolsonaro teria sua candidatura impugnada pelo STF sem qualquer fundamento. De fato, se algo desse tipo ocorresse, o que eu acho que jamais aconteceria, demonstraria uma situação fora da normalidade democrática. Na sequência, citei uma brincadeira que ouvi de alguém na rua", explicou. O parlamentar diz que o vídeo não é motivo para alarde, e que ele mesmo o publicou em suas redes sociais. Disse que está com a "consciência tranquila" e que o momento é de "acalmar os ânimos".

No vídeo publicado em julho deste ano, Eduardo Bolsonaro minimizou o poder do Supremo Tribunal Federal (STF). "Se você prender um ministro do STF, você acha que vai ter uma manifestação na rua a favor dos ministros do STF?". 

O deputado também disse que bastava 'um soldado e um cabo' para fechar o STF, no que ele chamou de brincadeira. "O pessoal até brinca lá. Se quiser fechar o STF, sabe o que você faz? Não manda nem um jipe: manda um soldado e um cabo. Não é querer desmerecer o soldado e o cabo não. O que que é o STF cara?", disse.

A resposta foi dada após um aluno perguntá-lo se o Exército poderia agir, no caso da Corte impedir a posse de Jair Bolsonaro. "Aí você já está caminhando pra um Estado de Exceção né?", respondeu. "(Neste caso) O STF e o TSE vão ter que pagar pra ver. E aí, quando ele pagar pra ver, vai ser ele contra nós", disse.

Eduardo acrescentou que 'não acha improvável' que o STF queira arguir qualquer coisa para impugnar a candidatura de seu pai, mas que teria que 'pagar pra ver'. "Será que eles vão ter essa força mesmo?"

"Tira o poder da caneta de um ministro do STF. O que ele é na rua? Se você prender um ministro do STF, você acha que vai ter uma manifestação na rua a favor dos ministros do STF? Vão pedir a soltura do Gilmar?"

Bolsonaro, FHC e Boulos reagiram

Em entrevista no início da tarde deste domingo, o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) disse desconhecer o vídeo.

"Isso não existe, falar em fechar o STF. Se alguém falou em fechar o STF precisa consultar um psiquiatra", afirmou o candidato, em coletiva na casa do empresário Paulo Marinho, onde grava vídeos para seu programa eleitoral. "Desconheço esse vídeo. Duvido. Alguém tirou de contexto."Em entrevista no início da tarde deste domingo, o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) disse desconhecer o vídeo.

"Isso não existe, falar em fechar o STF. Se alguém falou em fechar o STF precisa consultar um psiquiatra", afirmou o candidato, em coletiva na casa do empresário Paulo Marinho, onde grava vídeos para seu programa eleitoral. "Desconheço esse vídeo. Duvido. Alguém tirou de contexto."

Bolsonaro falou também sobre as manifestações em favor de sua candidatura que ocorreram na manhã deste domingo em diversas cidades do país. "Está havendo hoje manifestação em todo o Brasil; assim como houve no domingo anterior ao primeiro turno", disse.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso usou as redes sociais neste domingo para criticar as declarações do filho de Jair Bolsonaro. "As declarações merecem repúdio dos democratas. Prega a ação direta, ameaça o STF", escreveu o ex-presidenete na tarde de hoje em seu Twitter.

"Não apoio chicanas contra os vencedores, mas estas cruzaram a linha, cheiram a fascismo", afirmou Fernando Henrique. "Têm meu repúdio, como quaisquer outras, de qualquer partido, contra leis, a Constituição", conclui na mensagem.

O candidato derrotado à Presidência da República pelo PSOL, Guilherme Boulos, afirmou, também no Twitter, que o vídeo de Eduardo Bolsonaro "mostra bem o descompromisso dessa turma com a democracia". "Aos setores do Judiciário que impulsionaram a onda antidemocrática no País fica o dito espanhol: 'cria cuervos y te sacarán los ojos'", acrescentou ele.

*Com Estadão Conteúdo

Você pode gostar