Mais Lidas

Senador chileno propõe 'Lei Bolsonaro' para combater fake news

Projeto de lei batizado com nome do ex-capitão propõe a cassação de candidatura responsáveis por manipular informações e difundir notícias falsas

Por O Dia

Projeto de lei proposto no Chile para combater fake news
Projeto de lei proposto no Chile para combater fake news -

Rio - No Chile, o senador Alejandro Navarro propôs um projeto de lei para "evitar o avanço da nova corrupção que é a difusão de mentiras via redes sociais para ganhar uma eleição" e a nomeou Ley Bolsonaro (Lei Bolsonaro). Navarro propõe a cassação de candidatura responsáveis por manipular informações e difundir notícias falsas.

Na última quinta-feira, uma reportagem do jornal Folha de S.Paulo revelou que um grupo de empresários apoiador de Jair Bolsonaro comprou pacotes de disparos em massa de mensagens contra o PT no WhatsApp. O aplicativo tem sido a principal fonte de fake news no período eleitoral.

Nesta segunda-feira, o Facebook derrubou uma rede bolsonarista de 68 Páginas e 43 contas associadas ao grupo brasileiro Raposo Fernandes Associados (RFA), por violação de políticas de autenticidade e spam. A rede era apoiada pelo delegado Francischini, eleito deputado estadual pelo PSL. O parlamentar já usou sua cota partidária para bancar notícias nos sites do grupo e afirmou que "faria de novo".

 

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia