Conforme o resultado final, Jair Bolsonaro (PSL) foi eleito presidente da República com 55,13% dos votos válidos, o equivalente a 57,7 milhões de votos - José Cruz/Agência Brasil
Conforme o resultado final, Jair Bolsonaro (PSL) foi eleito presidente da República com 55,13% dos votos válidos, o equivalente a 57,7 milhões de votosJosé Cruz/Agência Brasil
Por O Dia

Rio - O esquema de segurança para as eleições no Estado do Rio contará com a participação de aproximadamente 45,6 mil agentes das forças federais e estaduais, em uma ação integrada para garantir um pleito seguro e democrático, de acordo com a Secretaria de Estado de Segurança (Seseg).

Neste sábado, a Polícia Militar e as Forças Armadas realizarão as escoltas e a distribuição das urnas nos locais de votação. De acordo com a Seseg, todo o processo de segurança será acompanhado por representantes de várias agências reunidos no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na Cidade Nova.

Ainda segundo a pasta, o trabalho conjunto é resultado dos esforços da Coalizão Eleitoral, que vem se reunindo desde o fim do ano passado. No primeiro turno, em 7 de outubro, não houve nenhum registro de incidente grave no Rio.

“A expectativa da Secretaria de Segurança é, dentro do ambiente da Coalizão Eleitoral, repetir no segundo turno os excelentes resultados alcançados no primeiro. Ou seja, garantir a todos o livre exercício do direito do voto, num ambiente de absoluta tranquilidade”, declarou o secretário de Segurança, Richard Nunes.

 

Integração completa

As Forças Armadas estarão presentes com 6.778 agentes em locais de votação e na escolta de urnas. O esquema de segurança montado pela PM para o segundo turno das eleições de 2018 prevê um total de 35 mil agentes – sendo 13.200 policiais extras – em todo o Estado. O planejamento da corporação também prevê escolta de urnas e policiamento nos 4.897 locais de votação.

A Polícia Civil mobilizará 2.200 agentes. O efetivo será reforçado em todas as delegacias do estado, que funcionarão normalmente. A Cidade da Polícia atuará como principal centro de custódia provisória. Haverá equipes de prontidão da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e da Corregedoria Interna da Polícia Civil (Coinpol). A Seap destaca que neste pleito de 2018 não haverá votação dos presos provisórios.

Duzentos e cinquenta agentes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro e da Defesa Civil Estadual reforçam a segurança das eleições 2018, realizando a prevenção e conferindo agilidade às possíveis ações de combate a incêndios, salvamentos e atendimentos pré-hospitalares.

 

Você pode gostar