Alunos da Facha estendem cartaz antifascismo em resposta a ações do TRE

A iniciativa partiu dos integrantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da instituição privada

Por O Dia

Alunos da Facha estendem cartaz antifascismo em resposta a ações do TRE
Alunos da Facha estendem cartaz antifascismo em resposta a ações do TRE -

Rio - Em resposta às entradas de agentes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em várias instituições de ensino públicas federais e estaduais, no final da noite dessa sexta-feira alunos das Faculdades Integradas Hélio Alonso, do campus de Botafogo, estenderam uma faixa gigantesca na instituição com os dizeres "Facha Antifascismo". A iniciativa partiu dos integrantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da instituição privada.

De acordo com João Pedro Maciel, presidente do DCE, “na atual conjuntura política, não ter posição já é uma posição. Não podemos deixar que um discurso fascista seja amplamente divulgado sem nenhum tipo de resistência”. 

Também na sexta-feira a Facha já havia divulgado uma nota, em suas redes sociais, na qual criticava a entrada dos agentes do TRE em instituições de ensino do Rio e de outros estados.

“A Facha tem orgulho de carregar em seu nome a memória do professor Hélio Alonso. Sua luta pela democracia e pelo estado democrático de direito é o resumo da nossa busca na formação profissional. Assim, qualquer atitude que vise coibir ou ameaçar o pleno exercício da cidadania não será tolerado”, disse parte do comunicado.

“O livre exercício de direito de voto traduz a soberania do povo e é a favor dessa liberdade que a Facha se compromete a lutar”, finalizou a nota.

Ainda na sexta, alunos da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio já haviam estendido um faixa na instituição, na Gávea.

No final da tarde, alunos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) fizeram uma manifestação pelo Centro do Rio e caminharam de forma pacífica até a porta do TRE.