Sérgio Moro aceitou o convite de Jair Bolsonaro para assumir o ministério da Justiça e Segurança Pública - Vanessa Ataliba/Parceiro/Agência O Dia
Sérgio Moro aceitou o convite de Jair Bolsonaro para assumir o ministério da Justiça e Segurança PúblicaVanessa Ataliba/Parceiro/Agência O Dia
Por O Dia

Rio - O juiz federal Sérgio Moro aceitou nesta quinta-feira, o convite do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) para comandar o ministério da Justiça e Segurança Pública. O magistrado chegou ao Rio de Janeiro na manhã de hoje, onde se reuniu com o capitão reformado na Barra da Tijuca, Zona Oeste. 

O encontro do juiz com Bolsonaro durou cerca de 1h30. Na saída, Moro ensaiou uma entrevista aos jornalistas. No entanto, por causa da confusão e do barulho, o magistrado deixou o local sem falar com a imprensa se havia aceitado ou não o convite do presidente eleito. 

No Twitter, Bolsonaro declarou que o juiz aceitou o convite para o ministério. "Sua agenda anti-corrupção, anti-crime organizado, bem como respeito à Constituição e às leis será o nosso norte."

Sérgio Moro se reuniu com Jair Bolsonaro, na casa do presidente eleito, na Barra da Tijuca - Vanessa Ataliba/Parceiro/Agência O Dia

Em nota, Moro declarou que aceitou honrado o convite. "Fiz com certo pesar pois terei que abandonar 22 anos de magistratura. No entanto, a perspectiva de implementar uma forte agenda anticorrupção e anticrime organizado, com respeito a Constituição, a lei e aos direitos, levaram-me a tomar esta decisão."

Sergio Moro é juiz da 13ª Vara Criminal de Curitiba,responsável pela primeira instância da operação Lava Jato.

Confira a nota na íntegra

Fui convidado pelo Sr. Presidente eleito para ser nomeado Ministro da Justiça e da Segurança Pública na próxima gestão. Após reunião pessoal na qual foram discutidas politicas para a pasta, aceitei o honrado convite. Fiz com certo pesar pois terei que abandonar 22 anos de magistratura. No entanto, a perspectiva de implementar uma forte agenda anticorrupção e anticrime organizado, com respeito a Constituição, a lei e aos direitos, levaram-me a tomar esta decisão. Na pratica, significa consolidar os avanços contra o crime e a corrupção dos últimos anos e afastar riscos de retrocessos por um bem maior. A Operação Lava Jato seguira em Curitiba com os valorosos juízes locais. De todo modo, para evitar controvérsias desnecessárias, devo desde logo afastar-me de novas audiências. Na próxima semana, concederei entrevista coletiva com maiores detalhes.

Você pode gostar