Por O Dia

Com cerca de 85 mil eleitores e mais de 155 mil habitantes, Rio das Ostras tem nove candidatos na disputa pela prefeitura em 2020. Segundo estimativas do IBGE, a cidade foi a segunda que mais cresceu no estado, com taxa de 3%, entre 2019 e 2020, ficando atrás de Cabo Frio (com 4,78% de crescimento). O município tem mais de 51 mil domicílios e área territorial de  229,044 km2. 

Como caminhadas, passeatas, passeio ciclístico, eventos motociclísticos, e qualquer atividade eleitoral que envolva aglomerações de pessoas, estão suspensas, devido a pandemia da covid-19, os candidatos estão com as campanhas mais tímidas que o habitual. Focando na publicidade via internet, por sites e redes sociais.

Quem assumir a Prefeitura de Rio das Ostras, assim como nas demais cidades, enfrentará muitos desafios provocados pelo novo coronavírus, que além de ser uma grave crise sanitária, intensificou a crise econômica nacional, que já havia atingido o município com a queda da arrecadação dos royalties e da participação especial pela exploração de petróleo, uma das suas principais receitas.

Um dos principais desafios para o período 2021-2024 é reaquecer a Economia e retomar o desenvolvimento, sem perder de vista o compromisso com as pessoas.

Empregabilidade

Dar continuidade a reformulação da Zona Especial de Negócios, atraindo novas empresas para se instalar na área, é fundamental. Outra forma de atuação do governo será buscar a geração de oportunidades, não somente a da Economia tradicional, mas as transformadoras, criando ambiente de negócios inovadores, favoráveis às micro e pequenas empresas.

Turismo

Pilar importante da Economia de Rio das Ostras. O segmento do turismo foi um dos mais afetados com a pandemia, e está num processo de retomada lento e cauteloso. Por isso, é preciso trabalhar a retomada da atividade turística pós-pandemia, com a colaboração do Conselho Municipal de Turismo, e em parceria com as associações e entidades do setor.

Saúde

Ampliar o atendimento na Rede de Saúde Básica e os Programas de Saúde, é, segundo a população de Rio das Ostras, a maior urgência.

Para que o leitor os conheça um pouco melhor e escolha a opção que mais atenda às suas expectativas de gestão, O DIA publica o perfil de cada um dos oito postulantes ao cargo maior do Executivo riostrense (em ordem alfabética).

O volume de informações sobre cada candidato a prefeito no município varia conforme seu currículo, atuação pública e materiais enviados até o fechamento desta edição.

Você pode gostar
Comentários