Ó TSE alerta que não envia email de nenhum teor aos eleitores - Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Ó TSE alerta que não envia email de nenhum teor aos eleitoresMarcello Casal Jr/Agência Brasil
Por O Dia
Em nota publicada em seu site nesta terça-feira (10), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) alerta para e-mail falso que estaria sendo enviados a eleitores de todo o país intimando a participar de uma votação experimental pela internet.
A mensagem falsa fala de um novo portal de votação eletrônica que teria sido criado pelo TSE para viabilizar a participação nas eleições municipais via internet e ainda atribui ao eleitor multa de R$ 193,44 caso não atenda ao chamado de clicar na mensagem recebida. O TSE orienta aos eleitores que receberem a mensagem que não abram os links oferecidos.
Publicidade
Essas mensagens sempre oferecem um link de origem duvidosa, que convidam o cidadão a clicar para saber mais detalhes e roubam dados das vítimas, como o número do CPF, para serem usados em golpes.
Segundo o TSE," todos os anos — especialmente os eleitorais— , chegam aos canais de relacionamento da Justiça Eleitoral relatos de cidadãos que contam terem recebido mensagens de e-mail ou via aplicativos de smartphones com mensagens enganosas que se passam por comunicado oficial".
Publicidade
"Em caso de dúvida sobre a veracidade do teor de uma mensagem, O TSE orienta a conferir sempre os canais oficiais da Justiça Eleitoral", diz a nota do tribunal.