Petista votou no Escola Municipal Santo Tomás de Aquino, no Leme - Divulgação/Wagner da Silva
Petista votou no Escola Municipal Santo Tomás de Aquino, no LemeDivulgação/Wagner da Silva
Por O Dia*
Rio - A candidata à Prefeitura do Rio Benedita da Silva (PT) votou pouco antes das 9h deste domingo, na Escola Municipal Santo Tomás de Aquino, no Leme, na Zona Sul do Rio. Aos 78 anos, a petista aproveitou o horário das 7h às 10h, dado como preferencial aos idosos nas eleições deste ano. Ela chegou à seção eleitoral acompanhada de um neto, do marido, o ator Antonio Pitanga, da deputada federal Jandira Feghali (PCdoB) e da cantora Eliana Pittman.
"Estou serena e esperançosa de chegar ao segundo turno, ainda mais com esse resultado de última hora ", afirmou, referindo-se a pesquisas eleitorais mais recentes. "Nós trabalhamos para isso. É uma emoção muito grande, depois de tantos anos, voltar candidata à prefeitura. Fizemos uma campanha muito bonita, alegre, sem baixarias, mostrando o que queremos para a cidade".
Publicidade
Moradora do Morro Chapéu Mangueira por 57 anos, a petista contou que vai aguardar o resultado da apuração em casa, com os netos e os bisnetos.
Publicidade
"Quero continuar com a mesma serenidade com a qual fiz a campanha, com a mesma esperança. Eu vou pra casa agora ficar com a minha família, curtir os meus netos e os meus bisnetos, e preparar um bobó de camarão para a família", avisou.
Publicidade
Nas pesquisas divulgadas neste sábado, Benedita aparece disputando o terceiro lugar com Martha Rocha (PDT). No Ibope, a petista tem 13% das intenções de voto contra 11% da pedetista. Eduardo Paes (DEM) lidera o levantamento com 41%, seguido do atual prefeito Marcelo Crivella (Republicanos), que chega a 16%
No Datafolha, Benedita está em quarto lugar com 10%, com Martha tendo 13%, Crivella 18% e Paes 40%.
Publicidade
"A gente não tem que ter medo do concorrente. A gente tem que ter respeito. Eu não subestimei, em nenhum momento, qualquer outra candidatura. Tanto é que a minha campanha foi uma campanha limpa, uma campanha linda e sem baixaria. A nossa campanha teve como base propostas, propostas e propostas para a cidade e eu acredito e sinto que as pessoas entenderam os nossos projetos", alegou
Ex-governadora (2002 e 2003) e vereadora (1983-1986), Benedita tenta sua primeira eleição para Prefeitura do Rio. Atualmente, é deputada federal e já foi senadora (1995-1998), ministra da Secretaria Especial de Trabalho e Assistência Social no governo Lula (2003-2007) e secretária estadual de Assistência Social e Direitos Humanos no governo Cabral (2007-2010).
Publicidade
* Com informações do Estadão Conteúdo