Wilson e Helena Witzel votaram no Grajaú Country Club, na Zona NorteReprodução / Redes sociais

Rio - O ex-governador Wilson Witzel votou na manhã deste domingo (2) no Grajaú Country Club, na Zona Norte. Ele estava acompanhado da mulher Helena Witzel, candidata a deputada federal pelo Partido da Mulher Brasileira (PMB). Nas redes sociais, o casal publicou um vídeo em frente ao local de votação.
"Acabamos de exercer o nosso dever cívico. Agora é como diz a palavra: 'Descansar no Senhor'. Fizemos a nossa parte. Que vocês tenham um dia abençoado, de paz, dia de vitória", disse Helena. "Boa sorte a todos", complementou o ex-governador.
Na última terça-feira, o Tribunal Superior Eleitoral manteve, por unanimidade, a decisão que negou o registro de candidatura do ex-juiz, que tentava se reeleger para governador pelo PMB. Com isso, o político não pode disputar as eleições deste ano, pois foi condenado pelo Tribunal Especial Misto a permanecer afastado do exercício de cargos públicos durante cinco anos. Como a condenação no processo de impeachment se deu em abril de 2021, a restrição se estende até 2026.
O Ministério Público, ao contestar a candidatura, sustentou que ele não apresentou à Justiça Eleitoral certidões criminais exigidas para se candidatar. Além disso, a legislação prevê a aplicação de inelegibilidade, por oito anos, a governadores que tenham perdido o cargo por afronta à Constituição Estadual. Witzel foi condenado por crime de responsabilidade, em razão da prática de improbidade.