Senador Alexandre Silveira (PSD-MG)Reprodução
O Dnit é a autarquia responsável pela manutenção e pelas obras públicas nas rodovias federais, e tem sofrido, nos últimos anos, com a escassez de recursos orçamentários. A pesquisa mais recente da Confederação Nacional do Transporte (CNT) aponta que um quarto das rodovias brasileiras (25,3%) está em estado ruim ou péssimo.
Em postagem nas redes sociais, Silveira disse estar "honrado" com o convite para compor a equipe de transição e citou que o comitê dedicado à infraestrutura vai trabalhar "incansavelmente" para buscar os dados necessários e para apontar possíveis soluções para o próximo governo, recuperando capacidade de investimentos.
Além de Silveira, compõem o grupo de infraestrutura a ex-ministra do Planejamento e ex-presidente da Caixa Miriam Belchior; o ex-presidente do Banco Fator Gabriel Galípolo; o ex-ministro-chefe da Secretaria Nacional dos Portos Maurício Muniz; o deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS); o ex-presidente do Cade Vinícius Marques; a secretária de Infraestrutura do estado de Pernambuco, Fernandha Batista; e o secretário de Infraestrutura do estado da Bahia, Marcos Cavalcante.
Como mostrou o Estadão/Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, a busca por investimentos em infraestrutura para o primeiro ano do novo governo Lula tem movimentado o mercado e políticos em pelo menos três frentes. Eles tentam elevar os desembolsos no setor por meio da PEC da Transição e por emendas parlamentares do Orçamento de 2023, além de se articularem em torno de uma proposta de emenda constitucional que reverte os recursos arrecadados em leilões na área de transportes para reinvestimentos no próprio segmento.
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