Canadá - O espanhol Rafael Nadal venceu o canadense Milos Raonic por 2 sets a 0 (6-2 e 6-2) neste domingo e reconquistou o trono do torneio de Montreal, onde já tinha triunfado em 2005 e 2008, para somar seu oitavo título do ano e o 25º Masters 1000 de sua carreira.
Nadal, que na segunda-feira aparecerá como o terceiro melhor jogador do mundo, atrás do sérvio Novak Djokovic e do britânico Andy Murray, manteve o bom nível evidenciado ao longo da competição, ao qual acrescentou a experiência em finais de grandes torneios contra um adversário que tentava conquistar seu primeiro Masters 1.000.
O tenista espanhol, que somou Montreal aos triunfos em Roland Garros, nos Masters 1000 de Roma, Madri e Indian Wells e aos torneios de Barcelona, Acapulco e São Paulo, mostrou rapidez nos movimentos e uma grande capacidade de concentração.
A pressão sobre o herói local fez o resto. Raonic começou sólido com os saques, mas depois Nadal ganhou cinco games seguidos para deixar selado o primeiro set. Com a partida na mão, o espanhol não teve dificuldade para fazer no segundo set o mesmo 6-2 do primeiro. O triunfo em Montreal acentua a distância de Nadal como líder de conquistas em Masters 1.000. O espanhol acumula 25 troféus, quatro a mais que o suíço Roger Federer, sete a mais que o americano Andre Agassi e dez a mais que o sérvio Novak Djokovic.