Por fabio.klotz

Bahia - O Jacuipense, clube baiano, inovou e resolveu dar mais voz à torcida. Agora, os torcedores podem ser técnicos e escolher o time que vai a campo na Copa Governador do Estado, que começa neste domingo. Em parceria com a empresa HWT Promoções Esportivas, o Leão do Sisal, como é conhecido, disponibiliza na Internet um aplicativo (Total Choice) que permite o torcedor decidir qual jogador será titular. A ideia é transformar em realidade jogos como Championship Manager (CM) e Football Manager (FM).

"É uma forma de trazer o torcedor para mais perto do clube e também de dar destaque ao Leão do Sisal em todo o território nacional. Montamos um elenco homogêneo e temos certeza de que o torcedor saberá reconhecer quem está jogando melhor ao pensar sua escalação. Então, ainda que use seus próprios critérios e tenhamos opiniões divergentes, estou certo de que teremos o melhor time em campo", disse Felipe Salles Faria Carneiro, presidente do Jacuipense, ao site oficial do clube.

Emerson Pereira vai ter ajuda dos torcedoresDivulgação

Além de escalar o time, o técnico virtual ainda pode ganhar prêmios.

“Trata-se de uma ideia inédita no país: estamos transformando os chamados Fantasy Sports Games em realidade. As pessoas poderão se cadastrar no sistema e escolher os jogadores reais que escalariam em cada posição do time. Aqueles que efetivamente tiverem mais votos serão realmente colocados em campo pelo técnico Emerson Pereira. Além disso, o técnico virtual que tiver os atletas com melhor desempenho em sua escalação ganha pontos e não só compete com os demais para ver quem é o melhor treinador como ainda ganhará prêmios”, diz Wilson Trecenti, presidente da empresa HWT Promoções Esportivas, que é idealizadora do programa e cogestora da equipe baiana.

Técnico do clube, Emerson Pereira aprova a medida e conta com a colaboração dos torcedores.

“Acho que será uma ajuda, os admiradores de futebol do país inteiro estarão dividindo suas ideias com a comissão técnica. Eu treinarei o time no esquema tático que achar melhor e terei a ajuda da torcida para fazer a escalação dos atletas dentro daquele esquema. De certa forma estarei dividindo a responsabilidade com o torcedor, que é para quem mais interessa o resultado, seja porque ele realmente torce para o Jacuipense, seja porque quer ser o melhor treinador no jogo virtual e ganhar prêmios”, diz Pereira, que é ex-volante de equipes como São Paulo, Corinthians e Colo-colo.

Ao se cadastrar, o torcedor-técnico vai ser informado do sistema que Emerson Pereira pretende usar e os jogadores disponíveis para a partida. Após a torcida escolher, com antecedência, a escalação, Pereira vai comandar um coletivo com os mais votados e mandar o time a campo.

O Jacuipense voltou para a elite do futebol baiano no ano passado. O clube é de Riachão de Jacuípe, na região metropolitana de Feira de Santana.

Você pode gostar