Itália - Em jogo marcado por incidentes envolvendo torcedores dentro e fora do Estádio Olímpico, em Roma, o Napoli venceu a Fiorentina por 3 a 1, mesmo jogando os minutos finais da partida com um a menos, e conquistou assim pela quinta vez a Copa da Itália.
O início do time do sul do país foi avassalador, e graças ao meia-atacante italiano Lorenzo Insigne foram dois gols marcados ainda na primeira etapa, aos 11 e aos 17 minutos.
Pouco depois, aos 28, o meia peruano Juan Manuel Vargas descontou. A equipe 'viola' passou a dominar o jogo ainda antes do intervalo, e encurralou o Napoli. Na segunda etapa, para piorar, aos 34 minutos, o meia suíço Gökhan Inler acabou sendo expulso.
Ainda assim, o time celeste se segurou e selou a vitória aos 47, com o atacante belga Dries Mertens. Três brasileiros disputaram a partida, o goleiro Neto, pela Fiorentina, o zagueiro Henrique, pelo Napoli, além do meia Jorginho - que se naturalizou italiano -, também pela equipe que se sagrou campeã.
A final da Copa da Itália começou com 45 minutos de atraso neste sábado, devido as tensões geradas pela violência que começou ainda pela manhã, nas ruas da capital italiana. Pelo menos quatro torcedores do time celeste ficaram feridos, três deles baleados, após confrontos com 'ultras' da Roma, nos arredores do palco da decisão.
Um homem de aproximadamente 30 anos foi hospitalizado em estado grave, por ter recebido um tiro no tórax. Um dos feridos, segundo a imprensa italiana, é um policial que estava à paisana, e que teria viajado de Nápoles para a capital, a fim de ver a partida.
Antes de a bola rolar, dirigentes e integrantes da comissão técnica das duas equipes se reuniram por vários minutos. O capitão do Napoli, Marek Hamsik, chegou a conversar com um homem identificado como líder dos 'ultras' da equipe napolitana.
Enquanto o jogador eslovaco e o torcedor dialogavam, dezenas de bombas e sinalizadores foram lançadas contra jornalistas, que tentavam fazer o registro da ação. Um agente de segurança do estádio chegou a ser atingido.
Com o título, o Napoli garantiria lugar na fase de grupos da Liga Europa, como já tem lugar praticamente garantido na Liga dos Campeões, devido ao terceiro lugar do Italiano, o privilégio deve ser repassado a Fiorentina, que ocupa a quarta colocação do Italiano. Além disso, uma vaga na competição será aberta no campeonato nacional para o sexto colocado na tabela.