Inglaterra - Na semana em que foi eliminado em casa na Liga dos Campeões da Europa, o Chelsea praticamente deu adeus as chances de conquistar o título de campeão inglês ao empatar com o Norwich, também no estádio Stamford Bridge, em 0 a 0, o que deixa a equipe um ponto atrás de Manchester City e Liverpool.
Com cinco mudanças com relação ao time que perdeu para o Atlético de Madrid por 3 a 1 no meio de semana, a equipe 'blue' não se encontrou. Uma das ausências sentidas foi a de Eden Hazard, que no meio de semana se envolveu em polêmica com José Mourinho, pela forma de o time jogar. Outra alteração esteve perto de dar resultado.
O atacante Andre Schürrle ganhou a vaga de Fernando Torres e foi um dos mais perigosos do time. David Luiz e Ramires foram outros dois a deixar o time - o segundo devido a uma suspensão -, assim Willian foi o único brasileiro titular. Curiosamente, sentindo a dificuldade de superar o rival, que luta contra o rebaixamento, Hazard e David Luiz entraram ainda no intervalo, para substituir Frank Lampard e Mohamed Salah, que tiveram atuações muito apagadas.
No fim, o Chelsea pressionou muito, mas não conseguiu levar perigo concreto ao gol do Norwich. Com o empate de hoje, o time londrino chegou aos 79 pontos, com 37 jogos disputados. Apesar da distância curta para os dois concorrentes pelo título, na quarta-feira José Mourinho e comandados poderão estar fora da disputa.
Isso porque, City e Liverpool disputaram 36 partidas, e caso vençam seus compromissos contra Aston Villa (quarta-feira) e Crystal Palace (amanhã), respectivamente, chegarão a 83 pontos, não podendo mais ser alcançado pelo Chelsea.
O Norwich, por sua vez, se complicou na luta permanecer na primeira divisão. A equipe está com 33 pontos em 37 pontos, e ocupa o 18º lugar, primeiro na zona de rebaixamento.
O Sunderland, 17º colocado, tem 35 pontos, mas ainda disputará dois jogos. Como a diferença de saldo entre as duas equipes é de 13 gols, um empate deverá salvar o time vermelho e branco. No outro jogo deste domingo, o Arsenal, que já tem praticamente definida a quarta colocação no campeonato, venceu o West Bromwich por 1 a 0, graças a gol do centroavante francês Olivier Giroud, aos 41 minutos do primeiro tempo. A vitória levou os 'Gunners' aos 76 pontos, três atrás do Chelsea.
Para roubar a posição do rival e garantir vaga na fase de grupos da Liga dos Campeões, a equipe precisará bater o Norwich na rodada final e torcer para que os 'Blues' percam para o Cardiff. Será necessário, ainda, tirar a diferença de 18 gols de saldo. O West Bromwich, por sua vez, chegou aos 36 pontos, e com um ponto em dois jogos estará salvo do rebaixamento. Mesmo que perca os dois jogos, o time deverá escapar da degola devido ao saldo muito superior ao do Norwich (-13 a -32).