Por edsel.britto
Rio - Um dos peixes mais exóticos e raramente fisgados, está aí o trombeta. Espécie marinha bem distinta de outras e de corpo fino e alongado, foi capturado pelo pescador e leitor Emiliano Pereira da Silva, em pesca embarcada, em Mangaratiba. Tem esse nome por emitir som semelhante ao de uma trombeta ao ser fisgado. O exemplar media mais de 1 metro de comprimento, mas pode atingir até 2 m.
(1) Antônio Carlos%2C com ajuda do capitão Alexandre%2C ergue dourado-do-mar, fisgado com isca de farnagaio, em oceânica. (2) Aniversariante do dia%2C Miguel Almeida exibe pampo, isca artificial, Ilha Grande. (3) O peixe-trombeta capturado por Emiliano media mais de 1 metro de comprimento.Foto do leitor

“Nunca tinha brigado com uma coisa assim. Muito forte na flor da água e impossível de identificar que peixe era. Nunca vi nesse tamanho, mas foi ótima a experiência”, afirmou Emiliano, que não quis saber de trombetear e devolveu logo o animal vivo às águas.

Outra peculiaridade do trombeta é que ele nada, na maior parte do tempo, verticalmente, de cabeça para baixo, como mostra foto no detalhe ao lado. Ah, sim. Ele também é comestível. Dependendo do tamanho, dá para se fazer bons filés e boas receitas. Bom fim de semana!

DICAS DE PEIXES
Publicidade
Mestre Canarinho 
(99953-8100), as iscas são camarão e lula: Quebra Mar da Barra — corvinota, papa-terra, xerelete e marimbá; Cagarras — parguinho, xerelete, papa-terra, pescadinha e corvina; Gragoatá/Boa Viagem — corvina, papa-terra e corvina; Ilhas Pai e Mãe — pescadinha, corvina, espada e tira-e-vira.
Publicidade
Carlinhos Piraúna
 Arpoador — olho-de-cão e espada (noite); Copacabana (Posto 5/6) — papa-terras(noite); Leme — espada e olho-de-cão(noite); Praia Vermelha — lula e olho-de- cão (noite); Pista Claudio Coutinho — marinbá(dia) e olho-de-cão (tarde/noite); Murinho da Urca — carapicu.</IP></CF></MC><MC></MC>
Publicidade
Gilberto Ohoishi
(22)- <CW-51>99839-6442 para pesca embarcada: em Arraial do Cabo, Praia Grande — tira-e-vira, pargo, corvina e lanceta; Ponta do Focinho — maria-mole, castanha, corvina, goete, lanceta e congro-rosa; Boca da Barra — maria-mole e goete; em Cabo Frio, Ilha dos Papagaios — olho-de- cão e pargo.