Por renata.amaral

Rio - O dia brasileiro no surfe começou agitado. Dos cinco brazucas que entraram nas águas da Barra da Tijuca, três saíram classificados para a próxima fase da etapa do Rio do Circuito Mundial. Filipe Toledo, Ítalo Ferreira e Jadson André venceram seus duelos e passaram do terceiro round. Wiggolly Dantas, Adriano de Souza e Gabriel Medina, último brasileiro a competir, foram eliminados.

O primeiro duelo no mar foi entre os conterrâneos Filipe Toledo e Wiggolly Dantas, ambos de Ubatuba, em São Paulo. Filipinho, terceiro no ranking mundial e campeão da primeira etapa em Gold Coast, saiu com a melhor, alcançando 15,60 pontos, contra 11,34 de Wiggolly.

Filipinho venceu o conterrâneo Wiggolly Dantas e está na quarta fase do Rio ProDivulgação


Ítalo Ferreira deu um show na quarta bateria e mandou Nat Young para casa. O brasileiro completou um aéreo perfeito e terminou com 15,50 pontos, enquanto o australiano marcou apenas 11,00.

Logo na sequência de Ítalo, Jadson André entrou no mar para arrebentar e conquistar a classificação para a quarta fase do Rio Pro. Com 14,90 pontos, o brazuca bateu o havaiano Sebastian Zietz, que alcançou 9,90.

A surpresa negativa do dia ficou por conta de Adriano de Souza. Mineirinho, campeão em Margaret River, não fez uma boa atuação e acabou eliminado por Ricardo Christie, da Nova Zelândia, com 16,57 pontos. Ainda assim, o brasileiro que fez 13,90 pontos, só perde a liderança do ranking mundial caso o australiano Mick Fanning seja campeão na etapa do Rio.

Último a entrar no mar nesta sexta-feira, o campeão mundial Gabriel Medina não alcançou a classificação. O brasileiro tentou dois aéreos sem sucesso. A quatro minutos do fim, acertou um 360º, mas não foi o suficiente para reverter o placar a favor do havaiano Keanu Asing, que atingiu 14,17 pontos, contra 13,60 de Medina.

Você pode gostar