Por fabio.klotz
São Paulo - O alemão Nico Rosberg, da Mercedes, venceu neste domingo o Grande Prêmio do Brasil, penúltimo da temporada 2015 da Fórmula 1, deixando para trás o companheiro de equipe, o britânico e campeão Lewis Hamilton, garantindo ainda o vice da categoria neste ano. Vencedor do ano passado, Rosberg é o primeiro piloto a subir duas vezes seguidas no alto do pódio em Interlagos, desde o colombiano Juan Pablo Montoya, que levou a melhor em 2004 e 2005.
Rosberg%2C de novo%2C faz a festa em São PauloEfe

Além disso, o piloto ampliou a hegemonia da Alemanha no Brasil, com três vitórias consecutivas - Sebastian Vettel cruzou na ponta em 2013. Com o segundo lugar na prova, Hamilton mantém o jejum de nunca ter vencido em Interlagos, onde o maior ídolo no automobilismo, Ayrton Senna, fez história. Essa foi a nona vez que o britânico disputou o GP do Brasil, repetindo o resultado do ano passado, que era o melhor na prova.

Vettel, agora na Ferrari, completou o pódio neste domingo, mas chegou apenas aos 266 pontos na temporada, ficando 31 atrás de Rosberg, que assim garantiu matematicamente o vice-campeonato mundial, posto que já havia ocupado na temporada passada.
Publicidade
Felipe Massa, que sonhava ao menos com um pódio em Interlagos, como em todo o fim de semana, seguiu sofrendo com o rendimento da sua Williams, terminando apenas na oitava colocação. Depois, ainda foi punido por irregularidade (pneu com temperatura e pressão fora do permitido) e desclassificado. Felipe Nasr, da Sauber, chegou a ter bons momentos na prova, mas perdeu potência nas últimas voltas e não foi além do 14º posto.
A quarta colocação no penúltimo GP da temporada ficou com o finlandês Kimi Raikkonen, da Ferrari, seguido pelo compatriota Valteri Bottas, companheiro do brasileiro mais veterano na categoria. O alemão Nico Hulkenberg, da Force India, e o russo Daniil Kvyat, da Red Bull, chegaram em sexto e sétimo lugar, respectivamente. O francês Romain Grosjean, da Lotus, e o holandês Max Verstappen, da Toro Rosso, completaram o 'top-10'.
Publicidade
A próxima etapa do Mundial de Fórmula 1, que encerrará a temporada, acontecerá daqui duas semanas, no circuito de Yas Marina, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.