Por renata.amaral

Estados Unidos - As seleções de Estados Unidos e Honduras conseguiram nesta terça-feira as últimas vagas no hexagonal decisivo das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018, que será na Rússia. A partir de outubro, seis seleções - as outras são México, Costa Rica, Panamá e Trinidad & Tobago - jogarão entre si em dois turnos e, aos final de 10 rodadas, os três primeiros se classificarão direto ao Mundial e o quarto colocado jogará uma repescagem contra um representante da Ásia.

Pelo Grupo C, os Estados Unidos precisavam só de um empate em casa contra a já classificada seleção de Trinidad & Tobago, mas fez melhor e goleou por 4 a 0 - gols de Altidore (duas vezes), Sacha Kljestan e Paul Arriola. Assim, o time comandado pelo técnico alemão Jurgen Klinsmann avançou como o líder da chave com 13 pontos, contra 11 dos trinitinos.

Os Estados Unidos se garantiram na última fase da disputa por uma vaga na Copa de 2018Divulgação

Quem ainda tinha chances era a Guatemala, que precisava de uma goleada em casa sobre a já eliminada seleção de São Vicente e Granadinas, uma ilha do Caribe, e de uma derrota dos Estados Unidos. O tropeço norte-americano não aconteceu, mas o placar elástico sim. E de uma forma pouco comum no futebol: 9 a 3. Carlos Ruiz foi o grande destaque com cinco gols marcados. Gerson Tinoco, Jairo Arreola, Rafael Morales e Jean Marquez fizeram os outros dos guatemaltecos, que terminaram o grupo com 10 pontos.

No Grupo A, a classificação de Honduras veio com o empate sem gols com o México, fora de casa. Assim, os hondurenhos ficaram na segunda colocação com oito pontos - contra sete do Canadá, que como mandante derrotou El Salvador por 3 a 1. Os mexicanos terminaram na liderança com 16 pontos.

GRUPO B - Na única chave já definida antes da rodada final desta terceira fase das Eliminatórias da Concacaf, Costa Rica e Panamá fizeram um duelo de classificados em San José. E os donos da casa confirmaram a liderança com a vitória por 3 a 1. Os costarriquenhos chegaram a 16 pontos, contra 10 dos panamenhos.

No outro jogo da chave, o Haiti derrotou a Jamaica por 2 a 0, em Kingston, e obteve o primeiro triunfo nesta fase. No entanto, ambos terminaram eliminados com quatro pontos cada.

Você pode gostar