Peru bate o Equador e ganha sobrevida nas Eliminatórias da Copa de 2018

Seleção peruana, no entanto, segue na penúltima colocação da disputa

Por renata.amaral

Peru - Aos trancos e barrancos e na base da superação, a seleção do Peru segue viva na luta por uma lugar na Copa do Mundo de 2018, que será na Rússia. Nesta terça-feira, pela oitava rodada das Eliminatórias Sul-Americanas, os peruanos derrotaram o Equador por 2 a 1, no estádio Nacional, em Lima, e chegaram a sete pontos na tabela de classificação, ocupando ainda a nona e penúltima colocação.

O duelo contra o Equador era importante porque o Equador, com 13 pontos, é agora o quinto colocado, justamente o posto que dá ao país uma chance de classificação ao Mundial através de uma repescagem contra o vencedor das Eliminatórias da Oceania. Mesma pontuação tem a Colômbia, em quarto, que está no grupo que garantiriam uma vaga direta à Copa na Rússia.

O Peru venceu o Equador por 2 a 1Efe

A vitória do Peru garantiu ao Brasil, que mais cedo derrotou a Colômbia por 2 a 1, a segunda colocação na tabela de classificação com 15 pontos, mesma pontuação da Argentina - em terceiro por ter pior saldo de gols. O Uruguai lidera com 16.

Na primeira semana de outubro, provavelmente no dia 6, a nona rodada (a última do primeiro turno) das Eliminatórias será realizada. O Peru terá o grande desafio de receber a Argentina, em Lima. E o Equador buscará a reabilitação contra o Chile, em Quito.

Em campo, o Peru começou melhor e conseguiu um pênalti aos 20 minutos de jogo. Na cobrança, o meia Cueva, do São Paulo, bateu bem e abriu o placar deslocando o goleiro Alexander Domínguez para o lado oposto de onde a bola entrou no gol.

Só que os peruanos não conseguiram segurar a vantagem por muito tempo e o Equador obteve o empate aos 31 minutos. Após cobrança de falta pelo lado direito, o defensor Gabriel Achilier cabeceou no canto esquerdo baixo do goleiro Pedro Gallese.

Na segunda etapa, o técnico argentino Ricardo Gareca resolveu colocar o Peru todo no ataque e a proposta teve sucesso. Após perder boas chances, o gol da vitória saiu aos 33 minutos. Renato Tapia aproveitou um rebote do goleiro equatoriano dentro da área e acertou um forte chute no meio da meta para garantir os importantes três pontos para os peruanos.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia