Por sarah.borborema
Rio - A Confederação Brasileira de Basquete (CBB) sofreu duras críticas da Federação Internacional de Basquete (Fiba) e está suspensa. A posição tomada pela entidade foi esclarecida através de uma nota oficial, que aponta os motivos que colaboraram para que a decisão fosse tomada. Um deles seria "a falta de controle total no basquete no país".

Em reunião, o Comitê Executivo da Fiba se reuniu e avaliou a atuação da CBB de forma negativa, alegando que o esporte no Brasil "precisa de uma reestruturação e não vem cumprindo totalmente com suas obrigações como membro da entidade".

Fiba acusou a CBB por envolvimento de terceiros na seleção e nas atividades do time nacionalAndre Mourão/ O DIA / NOPP

A Federação ainda lamentou a situação atual do basquete brasileiro poucos meses após sediar os Jogos Olímpicos. Por fim, a entidade encorajou a CBB a trabalhar em conjunto para restaurar o esporte no país.

Confira outros motivos expostos na nota oficial da Fiba:
Publicidade
- Não participa de base, sênior e falha na organização do World Tour no Rio de Janeiro, o que prejudica os atletas, já que os mesmos não têm oportunidade de jogar internacionalmente. Além disso, importantes torneios nacionais de base foram suspensos pela CBB;
- Envolvimento de terceiros na seleção e nas atividades do time nacional;
Publicidade
- Falta de pagamentos a Fiba por um longo período;
- Falta de plano de reestruturação antes das eleições na entidade brasileira conforme traçado pela Fiba e denominado de "força-tarefa".
Publicidade