Por sarah.borborema

Argentina - A atleta transexual Jessica Millamán ganhou o direito de disputar partidas profissionais de hóquei sobre a grama na categoria feminina, após ter sido impedida pela federação de sua província. A jogadora recorreu a Confederação Argentina de Hóquei (CAH) que autorizou que a mesma estivesse disputando entre as mulheres.

Jessica foi autorizada a disputar a categoria feminina do hóquei%2C na ArgentinaReprodução Internet

A briga de Jessica começou em 2016, quando foi impedida pela entidade do esporte da cidade de Chubut de atuar pelo time Germinal Rawson. Após assegurar o direito de disputar a categoria feminina, a atleta comemorou o desfecho do caso: "Foi um pequeno passo. Feliz da vida pelo fato de poder fazer este esporte", disse à 'EFE'.

A decisão da CAH está baseada no planeamento do Comitê Olímpico Internacional (COI), que garante que uma atleta transexual pode sim jogar entre as mulheres "se o seu nível de testosterona total em soro for inferior a 10 nanomoles por litro nos últimos 12 meses antes da primeira presença, para minimizar qualquer vantagem".

A vitória de Jessica foi bastante contestada por diversas adversárias, que criticaram a decisão tomada pela entidade esportiva argentina. Caso que também aconteceu na Itália, com a jogadora brasileira Tiffany Abreu. 

A atleta brasileira garantiu o direito de disputar a segunda divisão do vôlei feminino na Itália, após uma decisão da Federação Internacional de Vôlei (FIV). Tiffany se tornou a primeira atleta brasileira a receber autorização para jogar com mulheres. Porém, as adversárias também demonstraram insatisfação com a permissão concedida à jogadora.

Você pode gostar