Por bferreira

Suíça - A Fifa não está satisfeita com o formato do atual Mundial Interclubes. Nos bastidores da entidade máxima do futebol há muito questionamento sobre a competição e o presidente Gianni Infantino quer promover mudanças a partir de 2019. A alteração seria motivada pela pressão dos clubes europeus, que jogam o Mundial no meio da temporada, o que acaba atrapalhando o já apertado calendário.

Flamengo venceu o Liverpool por 3 a 0 pela Copa Intercontinental%2C no JapãoReprodução Internet

Como a Conmebol e a UEFA já estão em negociações avançadas para reeditar a Copa Intercontinental, existe a possibilidade de a Fifa acabar reconhecendo o torneio como um Mundial oficial. Desta forma, Santos (1962 e 1963) Flamengo (1981), Grêmio (1983) e São Paulo (1992 e 1993) teriam o reconhecimento do título.

É muito improvável que os dois torneios sejam jogados no mesmo ano. Ou seja, se realmente a Copa Intercontinental for reeditada, provavelmente o atual Mundial de Clubes será extinto. A única vez que houve disputa simultânea foi em 2000, ano da primeira competição chancelada pela Fifa.

O certo é que antes de 2018 não haverá alteração na competição, já que há um contrato em vigor com os Emirados Árabes. Desta forma, a entidade tem muito tempo para pensar na solução ideal para o torneio.

Também há outra ideia em pauta. A Fifa pode determinar o fim da Copa das Confederações e fazer um Super Mundial de Clubes. Na hipótese desse formato ser escolhido, a competição contaria com 16 ou 24 equipes de todo o mundo, com presenças garantidas do campeão da Libertadores, Liga dos Campeões e Liga Europa.

ENTENDA

A nova Fifa do presidente Gianni Infantino anunciou em janeiro deste ano que não reconhece como 'oficial' o título do Palmeiras de campeão mundial de clubes, de 1951, e nem qualquer outro disputado no Japão durante entre os anos de 1960 até o anos de 2004, exceção feita ao Corinthians que venceu o Mundial de Clubes de 2000, disputado no Brasil.

Para a organização com sede em Zurique, apenas os vencedores dos torneios a partir de 2000 são "considerados oficialmente pela Fifa como campeões mundiais de clubes". Dessa forma clubes como Santos (1962 e 1963) Flamengo (1981), Grêmio (1983), São Paulo (1992 e 1993) não podem ser considerados campeões mundiais de clubes, segundo a FIFA.

Você pode gostar