Inglaterra - A International Football Association Board (IFAB), organismo que define as regras do futebol, pode acrescentar o 'gol de castigo' ao futebol, segundo informações publicanas no jornal inglês The Times, neste sábado.
A regra, que significaria um gol concedido quando um jogador de campo salvasse um gol com as mãos sobre a linha, ou caso cobre escanteio ou tiro livre para si mesmo, está no documento intitulado 'jogar honestamente'.
Enquete: Você concorda com as novas regras propostas pela International Board?
O objetivo seria aumentar o tempo de bola rolando, segundo o jornal.
A IFAB vai estudar as regras propostas na próxima assembleia geral, em março de 2018.
"É um documento inovador", comentou David Elleray, diretor técnico da IFAB. "É possível dizer que se trata de uma revolução silenciosa, que quer deixar o futebol ainda melhor", acrescentou.
"Em primeiro lugar, trata-se de verificar as regras do jogo e ver para que servem cada uma delas. Cada vez que a resposta não for suficientemente boa, tentaremos encontrar soluções oportunas", revelou Elleray.
Caso a regra estivesse em vigor em 2010, Gana se classificaria para as semifinais da Copa do Mundo, já que o uruguaio Luis Suárez evitou gol no último minuto de jogo com as mãos. Asamoah Gyan desperdiçou o pênalti e os sul-americanos avançaram.
O documento também recomenda que os árbitros não apitem o final do primeiro tempo, nem o fim do jogo, antes da bola sair dos limites do campo.
Outra regra debatida vai ser a da transformação do recuo para o goleiro em pênalti, em vez do tiro livre indireto atual.