Inglaterra - A atleta de fisiculturismo Karen Domingos, atual campeã mundial na categoria Figure pela Nabba (National Association Bodybuilding Amador), se prepara para mais uma disputa. A baiana está em Birmingham, na Inglaterra, para participar do Mr. Universe, o mais antigo concurso do mundo fitness e um dos mais renomados no segmento, que revelou fisiculturistas famosos como Arnold Schwarzenegger e Lou Ferrigno (o Incrível Hulk).
GALERIA DE FOTOS: Conheça a brasileira campeã do mundo de fisiculturismo
"O Mundial é uma competição onde se escolhe os melhores fisiculturistas do mundo de cada categoria. E o Universe reúne campeões mundiais de vários anos o que o torna um evento superior ao Mundial. Estou muito feliz e animada para a competição", conta Karen.
O concurso acontece neste sábado, mas a atleta explica que geralmente um atleta começa a se preparar de 12 a 14 semanas antes da competição: "Comecei a minha preparação para o ‘Universe’ em setembro, pelo fato de ter vindo de 3 competições ao longo de 2017, não tive esse tempo, mas com a ajuda do meu preparador, Rubens Gomes, me sinto preparada. A minha rotina de treino fica bem puxada quando em pré contest (período de preparação) treino todos os dias, musculação pela manhã e aeróbio pela tarde, dou mais ênfase a parte superior do corpo como ombro e costas, devido as exigências da minha categoria que é a Figure".
Quanto à dieta, Karen avisa que não é para todo mundo. "A dieta é pouco variada, há dias que como pouco carboidrato e há dias que como muito carboidrato. A proteína e a gordura também são controladas. Tudo é pesado e cientificamente controlado. Meu preparador tem me visto pessoalmente há cada 5 dias para ter certeza de que meu corpo está respondendo bem a dieta e, se não estiver, ele altera/manipula imediatamente as quantidades de carboidratos, proteína e gorduras, que podem ser para mais ou para menos. Normalmente, faço 6 refeições diárias de 3 em 3 horas. Carrego minhas marmitas onde quer que eu vá. Bebo no mínimo 5 litros de água por dia", explica.
Para Karen, uma das coisas mais gratificantes em ser atleta fitness é poder inspirar e motivar as pessoas, além de poder representar o Brasil pelo mundo: "Recebo muitas mensagens de mulheres que estão passando por um período difícil, com baixa autoestima devido a um a crise no casamento, divórcio ou um pós-parto e pedindo ajuda. Quero inspirar, motivar mulheres a terem uma vida mais saudável, mostrar que independente da idade se é sim possível mudar o corpo".