Xia Boyu - AFP
Xia BoyuAFP
Por ESTADÃO CONTEÚDO

Nepal - O alpinista chinês tentou escalar o Monte Everest várias vezes. Xia Boyu enfrentou avalanches. Teve de retornar à base por causa de um terremoto. Sofreu um congelamento e perdeu ambos os pés. Anos depois foi diagnosticado com linfoma e os médicos amputaram as duas pernas acima do joelho. Mas Xia nunca desistiu.

Na manhã de segunda-feira, cercado de gelo, neve e rochas, Xia Boyu alcançou o topo do Everest, a montanha mais alta do mundo.

“Tudo é possível”, disse Ang Tshering Sherpa, que recentemente deixou o cargo de presidente da Associação de Montanhismo do Nepal. “Descobri que alpinistas com deficiência física trabalham duro e são muito comprometidos. O seu sucesso é um grande exemplo para o mundo.”

Xia também não é um garoto. Está com quase 70 anos, embora fotos recentes o mostrem esbelto e saudável.

Ele recebeu autorização para escalar há dois meses depois de a Suprema Corte do Nepal revogar ordem anterior e permitir que alpinistas amputados das duas pernas escalem o Everest.

Ele foi o terceiro amputado das duas pernas a chegar ao pico. Xia, que é de Sichuan, perdeu os pés por causa de congelamento quando tentava alcançar o topo da montanha em 1975 e sua equipe foi atingida por uma enorme tempestade.

Em 1996 foi diagnosticado com linfoma e suas pernas foram removidas. Ele passou a usar prótese.

O neozelandês Mark Inglis, também amputado das pernas e que estabeleceu um recorde no Everest, foi o primeiro a chegar ao topo da montanha em 2006, segundo o Himalayan Database.

Você pode gostar