Fernando de Carvalho Lopes é acusado de assediar atletas - Ricardo Bufolin
Fernando de Carvalho Lopes é acusado de assediar atletasRicardo Bufolin
Por O Dia

Brasília - Após 17 dias de silêncio, o ex-técnico da seleção brasileira de ginástica, Fernando de Carvalho Lopes, falou pela primeira vez, nesta quarta-feira, sobre as acusações de ter abusado sexualmente mais de 40 atletas que treinou. O treinador compareceu à CPI dos Maus-Tratos, que está correndo no Senado. Durante discurso, ele reafirma ser inocente e relaciona as denúncias ao fato de estar brigando por uma vaga para comandar a Seleção nos jogos do Rio, em 2016.

“Quando tem um momento pertinente, eu sou colocado em xeque. Havia uma disputa, onde tinham cinco treinadores para três vagas, para participar dos Jogos Olímpicos. Aí surgiu. Depois, no momento em que tem uma situação do médico dos EUA se resgata esse tipo de assunto. Vivo essa vida há dois anos”, disse o treinador. 

As vítimas contaram que eram tocadas por Fernando, em banheiros e quarto de hotéis e que, na maior parte das vezes, os abusos eram registrados em fotos e vídeos. Após perguntas sobre a veracidade das denúncias, o técnico negou a autenticidade dos fatos, que inicialmente foi acusado no 'Fantástico'. O treinador confirmou que tomava banho com seus atletas, porém negou qualquer tipo de abuso.

O senador do Espírito Santo, Magno Malta, foi o criador da CPI dos Maus-Tratos, está à frente da comissão e foi o próprio que solicitou a oitiva de Fernando. Malta informou que o papel da CPI é de investigar: 

"Eu entendo sua situação, sei como é constrangedor estar sentado aqui, mas aqui é sua oportunidade de esclarecer. Eu lhe dou o tempo que o senhor quiser", disse.

O advogado de Fernando solicitou que o depoimento fosse em sessão fechada, contudo, o senador recusou o pedido explicando que o caso é de interesse público, porém poderia atender a solicitação se o treinador se comprometesse a revelar fatos até agora desconhecidos.

"Ele tem interesse de prestar esclarecimentos em relação aos fatos, mas o processo segue em segredo de justiça", declarou Davanzo, advogado de Fernando.

Diego Hypólito foi convidado para depor acerca do tema, no entanto, o senador informou que Hypólito alegou que ainda estava abalado e não tinha condições de viajar. Malta diz que o ginasta pode ser ouvido posteriormente em São Paulo.

Dois jovens maiores de idade que também já prestaram queixa à polícia contra Fernando devem ser convocados para depor na CPI.

 

 

 

 

Você pode gostar