Nadador Gabriel Bandeira conquistou o primeiro ouro do Brasil na Paralimpíada de Tóquio-2020Miriam Jeske/CPB

O primeiro dia da Paralimpíada de Tóquio-2020 reservou ao Brasil o primeiro ouro e um total de quatro medalhas, todas na natação. Gabriel Araújo foi o principal destaque com um ouro. Já Gabriel Araújo conquistou uma prata e Phelipe Rodrigues um bronze, assim como Daniel Dias, que chegou a 25 medalhas paralímpicas.
Estreante e grande promessa de medalhas, Gabriel Bandeira confirmou as apostas e levou o ouro nos 100m borboleta da classe S14 da natação. De quebra, o atleta de 21 anos bateu o recorde paralímpico, com 54s76. Outra jovem promessa em sua primeira Paralimpíada, Gabriel Araújo, de 19 anos, foi o responsável pela primeira medalha brasileira em Tóquio, ao ficar em segundo lugar nos 100m costas da classe S2 da natação. 
Publicidade
Já o maior medalhista paralímpico brasileiro aumentou a coleção ao chegar em terceiro lugar nos 200m livre da classe S5. Aos 33 anos, Daniel Dias avisou que esta será sua última paralimpíada e pretende aumentar as 25 medalhas. Outro veterano, Phelipe Rodrigues está na quarta participação dos Jogos aos 31 anos e conquistou medalhas em todos. Em Tóquio, ficou com o bronze nos nos 50m livre da classe S10.
Além da natação, o Brasil goleou a Lituânia, atual campeã paralímpica, por 11 a 2 no goalball masculino. No feminino, derrota por 6 a 4 para os Estados Unidos.