Luto Reprodução

O futebol carioca perdeu uma importante figura das décadas de 60 e 70. Morreu neste domingo aos 85 anos o ex-goleiro Ubirajara Gonçalves Motta, que teve passagens importantes por Flamengo, Botafogo e Bangu.
Ubirajara foi o goleiro do último título de Campeonato Carioca do Bangu, em 1966. Nessa época, chegou a figurar na pré-lista da Copa do Mundo. No clube da Zona Oeste, ele jogou de 1959 a 1968, quando se transferiu para o Botafogo.
No Alvinegro, conquistou o Brasileiro e o Carioca de 1968. Mas sua passagem pelo clube ficou marcada por um lance polêmico na final de 1971, contra o Fluminense. Quando ia sair para cortar um cruzamento, Ubirajara foi empurrado por Marco Antônio e a bola sobrou para Lula marcar o gol do título do Tricolor.
Esse lance foi lembrado por muitos anos pela falta não marcada. Apesar da polêmica, Ubirajara e Marco Antônio se divertiam juntos quando falavam sobre o lance.
No ano seguinte, Ubirajara foi para o Flamengo, onde conquistou o Campeonato Carioca de 1972 e 1974, e se aposentou em 1975. O ex-goleiro também organizou a despedida de Garrincha, quando exerceu o cargo de presidente da Fugap (Fundação de Garantia do Atleta Profissional).
Ubirajara morreu de causas naturais e será enterrado neste domingo no cemitério Jardim da Saudade, na Zona Oeste.