Fifa estuda nova tecnologia para 2022AFP
Fifa testará tecnologia para marcação automática de impedimento
Sistema será usado na Copa Árabe e, caso dê certo, precisará de aprovação da International Board para ser utilizado na Copa do Mundo de 2022, no Catar
Depois do VAR, o futebol pode ter mais uma novidade tecnológica em breve. A Fifa testará na Copa Árabe, que começa na próxima terça-feira no Catar, um novo sistema que identifica automaticamente impedimento nas jogadas. A ideia é que a tecnologia possa ser aprovada a tempo de ser usada na Copa do Mundo de 2022
O sistema já foi testado em estádios como o Etihad, do Manchester City, a Allianz Arena, do Bayern de Munique e o La Cartuja, de Sevilha, mas não foi utilizado nos jogos. Desta vez, ajudará oficialmente a arbitragem nas decisões.
A tecnologia utiliza inteligência artificial que enviará automaticamente ao VAR uma mensagem quando o jogador estiver em impedimento. O sistema será instalado nos seis estádios que sediarão a Copa Árabe, evento-teste para a Copa do Mundo.
Se o teste for aprovado, o próximo passo será a Fifa levar para a reunião anual da International Football Association Board (IFAB), responsável por aprovar ou não mudanças no futebol. O encontro será em março, o que daria tempo para a utilização na Copa do Mundo, em novembro e dezembro.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.