O túmulo de Pelé no memorial é personalizado, com uma foto do Atleta do Século em alto relevoAFP

São Paulo - Após velório com 24 horas de duração na Vila Belmiro e cortejo fúnebre pelas ruas da cidade de Santos, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, foi sepultado no início da tarde desta terça-feira, 3, no Memorial Necrópole Ecumênica, cemitério situado a 900 metros do estádio do Santos.

A cerimônia foi restrita a 140 pessoas, entre familiares e amigos próximos, e só aconteceu depois de um novo velório, mais curto e reservado também somente para a família, que não participou da marcha fúnebre e chegou cedo ao Memorial. A viúva Márcia Aoki foi a primeira a chegar.
Chegada do caixão do Rei Pelé ao Memorial Necrópole Ecumênica - Foto: NELSON ALMEIDA / AFP
Chegada do caixão do Rei Pelé ao Memorial Necrópole EcumênicaFoto: NELSON ALMEIDA / AFP


O corpo do Rei do Futebol foi colocado em um jazigo dourado construído há quatro anos. Esse túmulo é personalizado, com uma foto do atleta em alto relevo, e permanecerá em um mausoléu no primeiro andar do edifício, homologado pelo Guinness Book, o livro dos recordes, como o cemitério mais alto do mundo

O pai de Pelé, João Ramos do Nascimento, o Dondinho, que morreu em 1996, e o irmão, Jair Arantes do Nascimento, o Zoca, morto em 2020, também estão sepultados no mesmo cemitério, mas no nono andar. Eles estão em lóculos, uma espécie de gaveta que abriga os caixões.
Momento em que o caixão do Rei Pelé chega ao Memorial Necrópole Ecumênica - Foto: NELSON ALMEIDA / AFP
Momento em que o caixão do Rei Pelé chega ao Memorial Necrópole EcumênicaFoto: NELSON ALMEIDA / AFP


Mas com Pelé foi diferente. Pepito Fornos, ex-assessor pessoal que acompanhou o Rei e amigo durante mais de cinco décadas, deu a ideia de alterar o planejamento e Pelé gostou da sugestão anos atrás.

Foi erguido, então, um mausoléu - monumento funerário grandioso - no primeiro piso do prédio, que é facilmente acessado por uma pequena rampa, para que o ídolo santista tivesse paz. No nono andar, a logística durante o sepultamento também seria consideravelmente mais complicada, bem como as visitas.
Caixão do Rei Pelé entra no Memorial Necrópole Ecumênica - Foto: Miguel SCHINCARIOL / AFP
Caixão do Rei Pelé entra no Memorial Necrópole EcumênicaFoto: Miguel SCHINCARIOL / AFP


Pepito modificou outros detalhes, como a elaboração de uma nova cruz que Pelé usava em substituição a uma antiga. A administração do Memorial mantém boa relação com a família do Rei. Ele era amigo pessoal do idealizador do cemitério, o empresário argentino Pepe Altstut, que morreu em 2021 e era um conhecido apoiador do esporte.

Além da boa relação com Altstut, Pelé escolheu ser enterrado no Memorial porque considerou que o local não se parece com um cemitério e transmite "paz espiritual e tranquilidade". "A pessoa não se sente deprimida, sequer parece com um cemitério", disse ele em entrevista ao Jornal A Tribuna, em 2003.

Wilson Simoninha foi convidado à cerimônia de sepultamento de Pelé. Seu pai, Wilson Simonal, era grande amigo do Rei. O cantor fez, inclusive, um megashow no Maracanãzinho em tributo ao milésimo gol do jogador em 1969.
O cortejo foi acompanhado por uma multidão de fiéis súditos. Mas  cerimônia foi restrita a familaires - AFP
O cortejo foi acompanhado por uma multidão de fiéis súditos. Mas cerimônia foi restrita a familairesAFP


"É nosso personagem mais importante. Pelé é a história", disse ele ao Estadão. Simonal foi convidado para integrar a delegação da Copa do Mundo de 1970 e o artista comandou o espetáculo em que is jogadores celebraram o tricampeonato mundial.

"Pelé foi uma figura que fez parte da minha vida, desde a infância. Foram ótimas memórias. Representou muito e representa pra mim e para o Brasil. Viva Pelé. Pelé eterno", exaltou o cantor.
Cortejo com o corpo do Rei Pelé - AFP
Cortejo com o corpo do Rei PeléAFP


A solenidade aconteceu sob o som do canto das araras e papagaios, já que 90% da área total de 40 mil m² é do cemitério, na encosta do morro do Marapé, é formada por reserva nativa e preservada de Mata Atlântica.

O cemitério é cercado de natureza nas áreas comuns, com pequenos lagos com carpas, patos, além do aviário com araras e outras espécies nativas da Mata Atlântica. No térreo, há um museu de automóveis antigos.
Cortejo com corpo de Pelé reuniu multidão no entorno da Vila Belmiro - NELSON ALMEIDA / AFP
Cortejo com corpo de Pelé reuniu multidão no entorno da Vila BelmiroNELSON ALMEIDA / AFP


Rodeado por antigas casas e situado em frente a uma acanhada igreja evangélica, o cemitério também tem serviço de cremação, cinerário, ossário, mausoléu e tributum. O bairro residencial na encosta do morro do Marapé nunca havia recebido tanta gente.

A ideia, depois do enterro de Pelé, é que o Memorial se torne atração turística de Santos. O espaço será aberto ao público para visitas dias depois da cerimônia. A administração ainda não definiu as datas.