Eduardo Paes se reúne com representantes do esportsDivulgação

Rio - O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), se reuniu nesta quinta-feira (12) com representantes do mercado de campeonatos de games para anunciar a a criação de uma coordenadoria para o setor. Após o encontro, ele foi às redes sociais ressaltar que o Rio trata os esports como "importante modalidade de esporte".
"Rio, capital dos esports! O Rio reconhece o esports como uma importante modalidade de esporte e que traz consigo os princípios mais importantes da prática esportiva como disciplina, foco, inclusão social e competição", escreveu Paes.
A declaração de Eduardo Paes acontece dias após uma fala polêmica de Ana Moser, Ministra dos Esportes. Em entrevista ao "UOL", ela afirmou que não considera os esports como esportes e que, por isso, não haverá investimento público neste segmento.
"A meu ver, o esporte eletrônico é uma indústria de entretenimento, não é esporte. Então, você se diverte jogando videogame, você se divertiu. "Ah, mas o pessoal treina para fazer". Treina, assim como o artista. Eu falei esses dias, assim como a Ivete Sangalo também treina para dar show e ela não é atleta da música. Ela é simplesmente uma artista que trabalha com entretenimento. O jogo eletrônico não é imprevisível. Ele é desenhado por uma programação digital, cibernética. É uma programação, ela é fechada, ela não é aberta, como o esporte", afirmou.
A reunião de Paes para tratar sobre o investimento da cidade nos esports contou com nomes importantes do mundo dos games, como a apresentadora Nyvi Estephan; o narrador Tácio "Schaeppi"; o cofundador da FURIA André Akkari; a dona da Black Dragons, Nicolle "Cherrygumms"; o dirigente da Miners Marcelo Fadul; o CEO da Player1, Leandro Valentim; e os jornalistas Barbara Gutierrez e Chandy Teixeira.