taçadivulgação

Rio - A Conmebol definirá no primeiro semestre deste ano a sede das finais da Libertadores e Sul-Americana em 2023. Segundo o "ge", a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pretende apresentar uma candidatura para o Brasil receber as decisões. 
Internamente, a Comebol avalia que o Brasil tem diversas cidades com condições de receber as finais em virtude das estruturas de hospedagem, aeroportos e estádios. Nos últimos anos, a entidade teve dor de cabeça com as sedes e houve transtornos aos torcedores.
O Brasil já caminhava para sediar a final da Sul-Americana. A decisão do ano passado estava marcada para Brasília, mas foi transferida para Córdoba em razão das eleições gerais. Já o interesse da CBF pela final da Libertadores é pelo fato das últimas três decisões terem sido disputadas por brasileiros.
Em 2020, o Brasil foi a sede da final da Libertadores. A decisão entre Palmeiras e Santos foi realizada no Maracanã, no Rio de Janeiro, mas não teve público por causa da pandemia da Covid-19. Na ocasião, o Alviverde levou a melhor e se sagrou campeão. 
A reunião de Conselho da Conmebol ainda não tem data definida, mas será realizado antes do início da fase de grupos da Libertadores. A entidade ainda não fechou o período de apresentação de candidaturas.