Prédio da CBF, no Rio de JaneiroDivulgação / CBF

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) prepara um estudo para levar à votação uma medida de ampliação do número de jogadores estrangeiros por clube em uma partida no futebol brasileiro. Esse material seria levado ao Conselho Técnico e o tema entrou em pauta após a manifestação de alguns times brasileiros sobre o tema. 
Uma das principais equipes que levantam essa bandeira é o São Paulo, que conta com oito jogadores que não são brasileiros na sua equipe. A discussão original é que o número de estrangeiros em uma partida aumente de cinco atletas para sete. A última mudança feita nessa regra foi a de três para cinco jogadores nascidos fora do Brasil.
Um estudo de caso está sendo feito pelo departamento de Registro e Transferência e pelo jurídico da CBF. A ideia é analisar o número de jogadores estrangeiros que vem chegado aos clubes brasileiros e que a medida seja votada antes do início do Campeonato Brasileiro.
Atualmente, o artigo 42 do Regulamento Geral de Competições da CBF diz que "os Clubes poderão relacionar nas súmulas de cada partida até 5 (cinco) atletas estrangeiros, excepcionados os registrados como refugiados que, para efeitos das competições coordenadas pela CBF, equiparam-se aos atletas nacionais, sem nenhuma restrição de direitos".